O primeiro escalão do governo Lula deve sofrer uma alteração nos próximos dias. A demissão do ministro Carlos Lupi, da Previdência, é dada como certa até mesmo por deputados do seu partido (PDT). A razão da fritura de Lupi seria a trapalhada na redução dos juros dos empréstimos consignados sem consultar quem entende do assunto e nem mesmo a coordenação do governo. As informações são do jornalista Claudio Humberto.
De acordo com o blog do jornalista, Lupi recebeu mais um sinal de que não está agradando. “A Casa Civil informou somente na última hora que estava cancelada a reunião em seu próprio ministério para definir o assunto. É que tudo foi decidido por Lula na véspera. Sem ouvir Lupi”. Em nota curta, prossegue o blog, “a Casa Civil informou que a reunião para discutir juros do consignado ocorreu na noite da última segunda-feira (27)”.
Depois de promover uma alteração no juros do consignado sem consultar ninguém da cúpula do governo, Lupi teria levado “uma bronca” humilhante do presidente por telefone. “Lula percebeu que Lupi o colocou no viva-voz, para se exibir a visitantes, e reclamou até de sua passagem (trágica) pelo Ministério do Trabalho”.
A expectativa do Planalto, diz a coluna, é que Lupi se demita, “até para ‘protestar’ contra seu alijamento na decisão, mas ele é apegado à boquinha”.
Leia outras notícias no HojePR.