HojePR

GASTRONOMIA

Petiscos do concurso Comida di Buteco 2023 tem tema criativo e preço fixo

30/03/2023

Alecrim, salsa, orégano, tomilho, manjericão, alho-poró. Esses são alguns dos ingredientes que devem aparecer nos petiscos do concurso Comida di Buteco. Para a edição deste ano, a organização desafiou os butecos participantes a criarem um petisco utilizando alguma erva ou especiaria. Os resultados foram diversos e estarão à disposição do público de 7 a 30 de abril, pelo preço fixo de R$ 30.

 

Outra novidade do Comida di Buteco é a expansão para quatro novas cidades: Londrina, Maringá, Blumenau e Joinville. Com isso, o concurso chega a 45 cidades brasileiras e mais de mil butecos participantes.

 

Comida di Buteco em Curitiba

O Comida di Buteco chega à sua 8ª edição em Curitiba. Neste período o público poderá provar o petisco dos 31 bares concorrente e fazer a sua avaliação em quatro quesitos – atendimento, higiene, temperatura da bebida e o próprio petisco. O tira gosto leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma.

 

Ao mesmo tempo em que o público conhece os 31 concorrentes, um grupo de jurados visita os butecos e também dá a sua nota. Esse grupo é formado por chefs, amantes da gastronomia e do bom buteco, além de influenciadores. Ao final, a nota do público tem o peso de 50% e do júri também. É dessa média que saem os vencedores e também os desclassificados – os últimos colocados são convidados a descansar por um aninho e novos bares entram na disputa.

 

Após a escolha do melhor de cada cidade acontece a 2ª etapa – eleger o melhor dos melhores. Em junho, uma comissão de jurados escolhida especificadamente para essa missão vai visitar os campeões de cada cidade. Nessa etapa o público não participa dando nota. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do Brasil.

 

Como surgiu?

Criado no ano 2000, em Belo Horizonte, o objetivo do projeto é instigar a criatividade e inovação dos bares e eleger o melhor boteco da cidade e do país. Os bares que participam são escolhidos a dedo e convidados para participar. Eles devem necessariamente ser estabelecimentos familiares, com o proprietário À frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia. Esses critérios são essenciais porque o concurso tem o objetivo de ser uma plataforma de transformação social.

 

A lista de bares participantes e petiscos será divulgada m breve. O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Nenhum buteco paga absolutamente nada para participar.

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Léo Rosa/ Unsplash)

1 Comentário

  • Sempre tive vontade de ir, fui amputada e ficou mais difícil. Mas esse ano vou se Deus permitir.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *