A peça PENéLOPE ganha os palcos em estreia nacional na capital paranaense. As apresentação começam nesta sexta-feira (28) e vão até o dia 7 de maio, no Teatro José Maria Santos. Com a personagem principal, Penélope, inspirada no clássico da literatura Odisséia, de Homero, a peça debate e reflete relações familiares entre homens e mulheres nos dias atuais e sobre como elas desafiam papéis históricos. A entrada é gratuita.
O texto é de Lígia Souza e a direção de Nadja Naira. No palco são retratados os encontros e reencontros de dois irmãos ao longo de 10 anos: ela uma mulher desprendida e viajante; ele o responsável por permanecer na casa cuidando dos pais.
A fonte de inspiração é Penélope. A personagem título, no original da mitologia grega (Odisseia de Homero) passa 20 anos esperando o retorno de Ulisses, seu marido, que lutava na Guerra de Tróia. Na peça a dinâmica é repensada para as relações familiares onde é a mulher quem ganha o mundo, enquanto ele permanece esperando.
Segundo Lígia, PENéLOPE debate a própria presença da mulher na contemporaneidade já que “faz parte da arte repensar e problematizar as condições atuais, e o papel da mulher na manutenção e cuidado da família ainda é um tabu que merece ser mais discutido”.
Em cena, se reencontram os atores Uyara Torrente, que também é vocalista da curitibana A Banda Mais Bonita da Cidade, e Pablito Kucarz. Os dois estiveram juntos em trabalhos que marcaram a cena curitibana, como Chiclete & Som, Com Amor e O Beijo. A peça também marca a volta de Uyara aos palcos, depois de anos se dedicando à música.
Embora tenha sido viabilizada com investimento da companhia, a temporada tem entrada franca. A retirada de ingressos acontece partir de 1 h antes do evento, sujeito à lotação. O público que desejar poderá contribuir voluntariamente adquirindo cartões postais exclusivos com frases da dramaturgia (a partir de R$ 5), ou, ainda, o livro com o texto da peça (a partir de R$ 25), também publicado pela la lettre. Os produtos estarão disponíveis após as apresentações, na lojinha montada no hall do teatro.
Sinopse
Dois irmãos se encontram depois de muitos anos sem contato. O que essa escolha vai gerar? Eles possuem um passado em comum, algumas lembranças que surgem de um passado compartilhado. Eu conheço você! Mas, ao mesmo tempo, o luto, a distância e o silêncio mantido por anos faz surgir uma culpa e um ódio pela ausência.
Quais são as ficções possíveis de quem fica e de quem parte?
Serviço
PENéLOPE – Teatro adulto
Data: de 28 de abril a 7 de maio
Local: Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba)
Horários: sextas e sábados às 20h, domingos às 19h
Classificação: 14 Anos
Duração: 60 min.
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Elenize Dezgeniski)