Já está disponível para a utilização um novo veículo adquirido pela Prefeitura de Campo Largo. A van furgão – que custou R$ 250.000,00 – foi comprada com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação e será destinada à Seção de Distribuição da Merenda Escolar, atendendo todas as Escolas Municipais e CMEIs.
A alimentação escolar em Campo Largo teve mais de85% de aprovação dos estudantes em teste de aceitabilidade aplicado pelas nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação.
Testes
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo Plano Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), na resolução nº 15 de 25/08/2000, posteriormente revisada pela Medida Provisória nº 2178-36 de 2001, estabelece como um dos procedimentos para o controle de qualidade da alimentação servida aos estudantes, a aplicação de testes de aceitabilidade. Quando há uma nova preparação ou alimento a ser incluído no cardápio escolar, por sorteio, a equipe de nutricionistas seleciona a escola em que será aplicado o teste. A escola deve ter número superior a 100 estudantes.
Mas no mês de abril, a Divisão aplicou uma dinâmica diferente com os testes de aceitabilidade. Durante uma semana foram realizados testes em diferentes escolas de diferentes bairros para verificar a aceitação do cardápio proposto.
Aceitação
O cardápio da alimentação escolar das escolas de Campo Largo obteve mais de 85% de aprovação, com diferentes preparações que foram desde o lanche pipoca com chá até o mais elaborado arroz e feijão.
A equipe de nutricionistas elabora o cardápio com base na Resolução/CD/FNDE nº06, de 08 de maio de 2020, buscando a melhor qualidade nutricional para os estudantes.
Leia outras notícias no HojePR.