A deputada estadual Flávia Francischini (União Brasil) propôs uma audiência pública para debater com profundidade os projetos que foram apresentados pelos deputados estaduais para compor o Código da Pessoa com o Espectro Autista do Paraná (TEA), em construção na Assembleia Legislativa. “ Temos que revisar o texto, saber quais as propostas e discutir os sistemas de inclusão, falar com especialistas, educadores e famílias de crianças autistas”, disse.
Outra preocupação da parlamentar é quanto à celeridade da aprovação do Código dos Autismo e dos projetos de lei que estão parados nas comissões da Casa. “Projetos que impactam no dia a dia dos autistas e de seus familiares estão parados na CCJ. O Plenário,a Mesa Executiva está votando outras prioridades, alguns com regime de urgência, inclusive. O que estamos esperando?, questionou Flávia.
Ainda segundo a parlamentar, durante a reunião da Comissão, uma única profissional apresentou um texto pronto sobre um sistema de inclusão, sem qualquer debate com especialistas. “Não havia representantes da Educação, nem da Saúde, têm muito pontos a serem discutidos”, explicou Flávia, que é mãe de um pré-adolescente autista.
Entre as 12 propostas sugeridas pela deputada Flávia ao Código do Autismo estão a proibição aos planos de saúde de cancelar ou suspender serviços para consumidores autistas, sem que haja justa causa e aviso prévio; a formação e capacitação de policiais militares no atendimento de ocorrências envolvendo pessoas autistas; a criação do Programa Estadual de Acompanhamento Pré-natal e Pós-parto para mulheres com TEA; além do fornecimento de abafadores de ruídos nos estádios e arenas esportivas.
“A conscientização sobre o autismo é fundamental para combater o estigma e a discriminação que muitas pessoas com esse transtorno enfrentam em suas vidas diárias. Sempre irei trabalhar pela inclusão e por políticas públicas que ajudem as famílias”, disse Flávia.
A deputada defende a causa autista desde antes de ser vereadora na Câmara Municipal de Curitiba. Na casa legislativa curitibana, Flávia Francischini teve aprovada a Lei que cria as Rodas de Conversa, para apoiar os estudantes com deficiência e seus familiares na inclusão escolar.
Leia outras notícias no HojePR.