Pular para o conteúdo
MÚSICA

Prêmio da Música Brasileira: confira os destaques da cerimônia e a lista de vencedores

02/06/2023

O Prêmio da Música Brasileira (PMB), que ocorreu na noite desta quarta-feira (31), premiou músicos, cantores e compositores indicados em 31 categorias, entre elas, Canção Popular, Projeto Audiovisual e Música Urbana.A cerimônia, que foi apresentada pelo ator Lázaro Ramos e pelo influencer Felipe Neto, lotou o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Entre os destaques da 30ª edição do prêmio, estão o trio Gilsons, vencedores nas categorias de Melhor Grupo de Pop Rock e Projeto Audiovisual. Bala Desejo ganhou destaque como Melhor Grupo de MPB. O violonista Yamandú Costa foi reconhecido como solista na categoria Instrumental.

 

A dupla sertaneja Maiara e Maraísa venceu na divisão Canção Popular, a mesma em que a cantora Marília Mendonça (1995-2021) se destacou como intérprete.

 

Entre os chamados medalhões da MPB, Djavan venceu como Melhor Intérprete na categoria MPB e Elza Soares em Pop/Rock. A cantora Alaíde Costa levou o prêmio de Melhor Disco da MPB por O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim, que teve produção de Emicida, Pupillo e Marcus Preto. A cantora, de 87 anos, foi muito aplaudida quando subiu ao palco para receber o prêmio.

 

Encontro de Maria Bethânia e Gloria Groove no palco

O PMB, como de costume, promove, junto com a cerimônia de entrega do prêmio, um show com artistas da música brasileira. Neste ano, todos cantaram canções que fazem parte do repertório de Alcione, a grande homenageada da noite.

 

O destaque foi o encontro de Maria Bethânia e Gloria Groove na música O Meu Amor, de Chico Buarque. Gloria fez a parte de Alcione na gravação que uniu ela e Bethânia em 1978. O Meu Amor faz parte da trilha da peça A Ópera do Malandro, de Chico Buarque, e resultou em um dos números mais acertos da noite. Ao fim do número, Bethânia chamou Gloria de “Dona Gloria”.

 

Entretanto, o dueto mais aplaudido foi o que juntou os cantores Péricles e Ferrugem nos sambas Meu Vício é Você, Estranha Loucura e Um Ser de Luz. A plateia ficou de pé para aplaudi-los.

 

Tim Bernardes, Zé Ibarra e Fran (Gilsons) deram uma nova roupagem para músicas como Qualquer Dia Desses, Você Me Vira a Cabeça, Faz Uma Loucura Por Mim e Meu Ébano, todos sucessos muito populares do repertório de Alcione.

 

Outros números se mostraram menos interessantes. Marina Sena não se deu bem ao cantar Nem Morta, por exemplo, com problemas na afinação. Diogo Nogueira pareceu pouco à vontade em Rio Antigo, composição de Chico Anysio.

 

Caetano Veloso também participou com o samba Onde o Rio é Mais Baiano, música de sua autoria, gravada por Alcione. Ainda se apresentaram em homenagem à Alcione Criolo, Emicida, Fióti, Luedji Luna, Seu Jorge e o DJ Pedro Sampaio.

 

A celebração terminou com a própria Alcione cantando alguns de seus sucessos e recebendo a bateria da Mangueira, escola de samba que a cantora maranhense adotou quando se mudou para o Rio de Janeiro.

 

Confira a lista de vencedores

  • Canção Popular

Dupla: Maiara e Maraiss

Grupo: Psirico

Intérprete: Marília Mendonça

  • Lançamento

Felipe Cordeiro, Chico César – De Amor, Amor (Produção: Felipe Cordeiro)

  • Especiais

Lançamento Eletrônico: Batata boy, Garbela – Entre Cidades (Produção: Batata Boy, Garbela)

Lançamento em Língua Estrangeira: Cássia Eller, Victor Biglione – Cássia Eller & Victor Biglione in blues (Produção: Victor Biglione, Zé Nogueira)

Lançamento Erudito: Orquestra Sinfônica Brasileira – Bachiana Nº 4-1 Movimento – VENCEDOR

Lançamento infantil:

Mundo Bita – É Alegria (Produção: Chaps Melo, Vinícius Guerra (Vinispace) e Walman Filho)

  • Projeto Especial

Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques, Pedro Miranda – Desengaiola (Produção: João Cavalcanti e Pedro Luís)

  • Instrumental

Grupo: Letieres Leite, Orkestra Rumpilezz

Solista: Yamandu Costa

Lançamento: Yamandu Costa, Bebê Kramer – Simpatia (Produção: Yamandu Costa e Bebê Kramer)

  • MPB

Grupo: Bala Desejo

Intérprete: Djavan

Lançamento: O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim (Produção: Marcus Preto, Pupillo, Emicida)

Melhor canção: Chico Buarque, Hamilton de Holanda – Que Tal um Samba? (Intérprete: Chico Buarque / Compositor: Chico Buarque)

  • Música Urbana

Grupo: Planet Hemp

Intéprete: Criolo

Lançamento: Baco Exu do Blues – QVVJFA (Quantas Vezes Você Já Foi Amado?) (Produção: Marcelo Delamare)

  • Pop/Rock

Grupo: Gilsons

Intérprete: Elza Soares

  • Regional

Grupo: Boi Bumbá Garantido

Intérprete: Alceu Valença

Lançamento: Elba Ramalho – Elba Ramalho No Maior São João do Mundo (Ao Vivo) (Produção: Junior Evangelista)

  • Revelação

Plínio Fernandes

  • Samba

Grupo: Grupo Fundo De Quintal

Intérprete: Diogo Nogueira

Lançamento: Martinho da Vila – Mistura Homogênea (Produção: Celso Filho, Martinho Antônio)

  • Projeto Audiovisual

Gilsons – Pra Gente Acordar (O Filme) (Direção: Pedro Alvarenga)

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Reprodução)

(Estadão Conteúdo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *