Engana-se quem ainda pensa que cerveja só combina com o calor. Isto pode ser parcialmente verdade no caso das variedades menos encorpadas e que apresentam teor alcoólico baixo (menos de 6%), aromas cítricos e acidez elevada.
Mas estamos aqui para mostrar que a cerveja é uma bebida das mais versáteis, portanto oferece uma vasta gama de rótulos para tomar também no inverno, caracterizadas pelo seu sabor mais robusto e pelo seu teor alcoólico mais elevado, sem excluir alternativas leves e fáceis de beber, geralmente adocicadas e frutadas. Pense nas IPAs, weizenbocks e bocks, porters, dubbels, belgian dark strong ales, imperial stouts, barley wines…
Antes de tudo, apenas um toque: para ter uma experiência adequada, pense que, se a temperatura de uma cerveja leve e refrescante pode ser considerada ideal entre 4°C e 6°C , os rótulos fortes têm suas qualidades melhor apreciadas entre 10° e 13°C.
Tire a prova com algumas opções:
Stout – Wäls Petroleum
Cerveja de alto teor alcoólico (12%), oferece aromas complexos de chocolate belga, café e caramelo. Tais características são fruto de sua maturação em cacau belga, com sabor amargo evidenciado em equilíbrio com a potência dos maltes. Harmoniza com carnes vermelhas e sobremesas à base de chocolate ou baunilha. Possui textura encorpada, licorosa, densa e aveludada.
Demoiselle Porter – Colorado
Uma cerveja bem escura e que leva café na sua formulação. Este café é comprado direto do produtor, moído e torrado segundo especificações da marca e macerado em água fria, para só então ser adicionado ao mosto cervejeiro. A receita leva maltes importados da mais alta qualidade e o melhor café da região da Alta Mogiana (SP).
Quadrupel – La Trappe
Complexa e forte, esta cerveja entrega notas de especiarias, malte e frutas secas., além de ser um excelente digestivo. É como um vinho de cevada (ou vintage beer), logo não possui prazo de validade definido, desde que conservada corretamente. Harmoniza com pratos defumados e queijos mais fortes.
Strong Golden Ale – Hocus Pocus Magic Trap
De coloração amarelo acobreado, é uma bebida frutada e mais forte do que outras do mesmo estilo. Isto porque sua levedura é utilizada em temperaturas que maximizam o aroma e sabor intensos de banana. Trata-se de uma cerveja fácil de beber, mas não exatamente leve, daí seu maior atrativo.
Vintage Ale 2021 – Fuller’s
Outra vintage beer. A receita do ano de 2021 da Fuller’s combina os maltes Pale Ale, Caragold e DRC (Double Roasted Crystal), que potencializa os aromas de toffee e uvas passas. Com corpo médio alto, ela traz aroma que remete a vinho do Porto. Seu final é levemente amargo e ácido. Aquele tipo de cerveja que pede uma degustação lenta, apreciando cada detalhe desta verdadeira joia inglesa.
Draught – Guinness
Não poderíamos deixar de lado esta stout de alta fermentação, feita com percentual de malte torrado, que lhe confere sua marcante cor rubi vermelho escura e um paladar tostado. O lúpulo utilizado garante um distinto sabor, com excelente balanço entre o amargor e a doçura. Sua espuma densa e cremosa faz dela uma cerveja extremamente saborosa e bem robusta.
(Estadão Conteúdo)
Leia outras notícias no HojePR.