Lembra daquela prova para a qual você não estudou e tirou nota baixa? De quem foi a culpa da nota baixa? Tenho certeza que a resposta foi que a culpa foi sua.
Lembre quando você jogava bola na rua e sem querer a bola caía na casa da vizinha. Lembrou? De quem foi a culpa? Tenho certeza que a resposta foi que a culpa foi sua. Se você não viveu essa experiencia, tente imaginá-la.
Com o passar do tempo essa sabedoria some e deixamos de entender a nossa responsabilidade.
Muita calma nessa hora. Uma coisa é sentir-se culpado por ter se atrasado para um compromisso, outra coisa é carregar no peito a culpa pelos males do mundo.
Vamos então falar de autorresponsabilidade?
Autorresponsabilidade é a capacidade de assumir o controle sobre o que acontece na sua vida. É entender que o que acontece é resultado das nossas escolhas. A sorte não existe. O que existe é a autorresponsabilidade de ter feito as escolhas certas.
Como você age diante das situações do dia a dia? Você transfere sua culpa para outras pessoas? Ou sempre inventa uma desculpa esfarrapada para justificar algum erro ou alguma derrota?
Você já parou para pensar nisso? Apesar da “culpa ser sua” isso não significa que você pode passar a quem quiser! Se você chegou atrasado a um compromisso a culpa é sua por não ter se programado, entendido o caminho e o meio de transporte e saído mais cedo para esse compromisso.
Ser autorresponsável significa parar de pensar como vítima, em que culpamos os outros ou as circunstâncias externas por nossos fracassos e assumir o controle de nossa própria vida. Ser autorresponsável é a capacidade de assumir a responsabilidade por aquilo que nos acontece.
A culpa não é do Uber que chegou tarde, a culpa é sua por não o chamar antes.
A partir do momento que aprendemos a assumir a responsabilidade pelos nossos atos é quando começamos a refletir os acontecimentos. Se você entende que errou, certamente irá se policiar para não cometer o mesmo erro.
Isso acontece também no mundo corporativo.
Sabe aquele funcionário estagnado, acomodado e sem crescimento ou promoção? A partir do momento que o colaborador entende suas responsabilidades dá-se o início aos bons hábitos. Esse colaborador vai começar a entender que tudo depende dele.
A autorresponsabilidade nos permite reagir. Ao assumir as responsabilidades fica mais fácil entender o que pode ser feito para resolver um problema ou atingir um objetivo.
Mas como ser autorresponsável? Tenho aqui algumas dicas:
1. Preste atenção no que você está fazendo. Analise seu dia e avalie a situação. Saiba diferenciar o que é sua responsabilidade e o que não é.
2. Questione-se. Se responsabilizar não é ficar se culpando e sim entender o que houve, aprender para não fazer de novo.
3. Foco no resultado. Pense no todo e não apenas em parte. Aprenda com os erros e com os acertos.
4. Pare de reclamar, criticar e se esconder atrás dos outros, assuma o que você fez.
Pessoas vencedoras entendem a autorresponsabilidade. Se elas caem elas logo levantam e fazem diferente. Por que você não se inspira nelas?
Comece a prestar atenção nas pessoas vencedoras. O que elas fazem diferente de você? Inspire-se.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.