O espetáculo A Aforista chega à Curitiba nesta quarta-feira (12) após passar por São Paulo e Rio de Janeiro. A peça do dramaturgo e diretor Marcos Damaceno (Prêmio Shell de dramaturgia por Homem Ao Vento) fica em cartaz até o dia 30 de julho no Teatro Zé Maria Santos. As apresentações acontecem de quarta-feira a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h. Os ingressos estão à venda pelo Ticket Fácil ou na bilheteria oficial do Centro Cultural Teatro Guaíra.
A peça traz à cena uma mulher, vivida pela premiada Rosana Stavis, caminhando sem parar em direção ao enterro de um antigo amigo da faculdade de música. Enquanto caminha, pensamentos acerca de sua própria vida e os caminhos escolhidos por ela e seus antigos amigos, todos “promessas da música”, lhe vêm à cabeça. Caminhos que vão da plenitude da realização ao fracasso fatal.
No palco, a atriz é acompanhada por dois pianos tocados ao vivo por Sérgio Justen e Rodrigo Henrique, que duelam e dão o tom da narrativa com a trilha original criada pelo reconhecido compositor Gilson Fukushima.
O espetáculo é o segundo de uma trilogia da Cia.Stavis-Damaceno, iniciada com Árvores Abatidas ou Para Luís Melo, influenciada por Thomas Bernhard. Segundo o diretor e dramaturgo, o texto da peça é uma conversa com questões postas por Bernhard respondendo e contrapondo questões colocadas pelo autor austríaco em sua extensa obra. Um mergulho na memória e nas possibilidades que cabem numa vida.
Aclamado pela crítica, o espetáculo estreou no Rio de Janeiro com sessões esgotadas, passando por São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e, agora, em Curitiba.
Sinopse
A Aforista apresenta como um dos personagens centrais o famoso pianista John Marcos Martins. Outro pianista, Polacoviski, tem um destino trágico. A história acontece a partir das lembranças, pensamentos e imaginação da terceira personagem, a narradora, amiga de John Marcos Martins e de Polacoviski, e por eles apelidada de “aforista”.
A narradora está sempre andando e pensando sobre como tudo aconteceu. Sua relação com seus antigos amigos de faculdade, o caminho que cada um seguiu. E onde esses caminhos os levaram. E o quanto esses caminhos tomados influenciaram inclusive na vida uns dos outros. A música cumpre papel de destaque no espetáculo.
Serviço
A Aforista – Temporada em Curitiba
Data: de 12 até 30 de julho
Local: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco)
Horários: quarta a sábado às 2oh e domingo às 19h
Classificação: 16 anos
Duração: 70 min.
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Renato Mangolin)