Pular para o conteúdo

HojePR

Como dar feedback

12/07/2023
feedback

Receber um feedback nem sempre é fácil, mas pior é receber um feedback de quem não sabe dar feedback.

 

Você sabe quando e como dar um feedback?

 

É normal eu encontrar situações em que os gestores reclamam de seus funcionários.

 

Há pouco tempo presenciei um gerente comercial entrar na sala, sentar na frente do presidente da empresa e reclamar de um funcionário. Como eu estava na mesma sala o presidente me chamou.

 

A primeira pergunta que eu fiz foi: seu funcionário sabe o que você espera dele? Ele tem metas? Ele sabe como fazer? Porque se ele não sabe o que a empresa espera dele, como é que você quer que ele faça? Você já conversou com ele? Deu feedback sobre o trabalho dele?

 

O gerente ficou em silêncio.

 

Cuidado. Vem aqui a primeira dica, não critique um funcionário que não está devidamente orientado.

 

Dar feedback é difícil, tanto quanto receber um feedback.

 

A construção de processos e de funções bem definidas deve ser trabalhada e deve ser priorizada e revisada conforme a empresa cresce.

 

A empresa precisa deixar claro o que espera do colaborador, escrevendo a função e orientando o funcionário quanto a isso, além de colocar metas e objetivos e implantar uma ferramenta de avaliação na empresa, dessa forma é mais fácil dar feedbacks.

 

Mais algumas dicas para te ajudar na hora do feedback:

 

1. Nunca chame a atenção de seu funcionário na frente dos colegas, chame-o para uma sala ou espaço reservado. Eu sempre sugiro que o convide para um café ou uma água.

 

2. Deixe claro porque o está chamando, evite rodeios, vá direto ao ponto. Importante deixar claro que se trata de um feedback.

 

3. Explique o que houve, dê exemplos sempre que possível, dessa forma fica mais fácil da pessoa entender o que aconteceu. Se a atitude afetou outras pessoas explique de forma assertiva, pondere se vale a pena citar nomes.

 

4. Fale como a empresa espera que ele aja. Nesse caso se o problema for comportamental é importante citar os códigos de ética da empresa e os valores da empresa. Caso seja operacional cite os processos e as políticas (caso as tenha).

 

5. O que vai acontecer com essa mudança, ou seja, o que a empresa e o funcionário irão ganhar com essa mudança ou que pode acontecer caso essa mudança não ocorra.

 

Nunca espere que as pessoas saibam das coisas que não foram ditas. Quando tratamos com pessoas precisamos entender que as experiencias que acumulamos em outras empresas, ou em nossas convivências diárias nem sempre são as esperadas por todos.

 

Feedbacks são muito importantes e devem ser dados com cuidado, de forma assertiva e sempre buscar dar exemplos para que se faça entender mais facilmente.

 

Não espere muito tempo para dar feedbacks. Tenha sempre atenção à sua equipe de trabalho, note comportamentos, avalie resultados, entenda o que está acontecendo e principalmente entenda que sua empresa precisa ter processos bem definidos e funções claras e escritas. Não espere que as pessoas saibam o que a empresa espera delas se isso não está claro nem mesmo para a empresa.

 

Saiba que a empresa é feita de pessoas, para pessoas. Pessoas precisam ser desenvolvidas, isso é sinônimo de crescimento. Ter funcionários engajados e ter um clima organizacional saudável reflete diretamente no resultado da empresa, isso transparece diretamente nos números.

 

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *