Reforçando os laços entre Londrina e sua cidade coirmã, Nago, localizada na província japonesa de Okinawa, o prefeito Marcelo Belinati recebeu em seu gabinete o reitor da Universidade Meio, Massanori Sunagawa, na tarde desta quinta-feira (3). Durante o encontro, Marcelo recebeu uma carta encaminhada pelo prefeito de Nago, Taketoyo Toguchi, celebrando o 115° aniversário da imigração okinawana ao Brasil, a coirmandade de Londrina e Nago, firmada em 1998, e o intercâmbio internacional que une a Universidade Meio e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 1994.
A visita reuniu, também, os vereadores Eduardo Tominaga e Jairo Tamura; da Universidade Meio, o secretário-geral Hideto Ikehara, e o do diretor executivo do setor de intercâmbio internacional, Toi Nakayama, os estudantes Mirei Eguchi e Reon Tokuyasu, que estão em Londrina desde o início do ano fazendo intercâmbio na UEL; o presidente da Associação Cultural e Recreativa Okinawa de Londrina (Acrol), Luiz Shiroma; e o ex-vereador Roberto Kanashiro.
Traduzido pelo professor de japonês Paulo Tsuchiya, o prefeito agradeceu a vinda da comitiva japonesa até Londrina, e lembrou de sua viagem ao Japão, que ocorreu em 2017 a convite de outra cidade coirmã, Nishinomiya. “Sempre admirei a cultura japonesa, e após essa viagem passei a admirar ainda mais. Fui recebido com muito carinho pelos servidores da Prefeitura de Nago, e toda gentileza, educação, princípios e valores do povo japonês são exemplos não só para nós, brasileiros, mas para todos os outros países”, destacou.
Marcelo citou que Londrina, embora jovem, é uma cidade que se destaca no país pela qualidade de vida que proporciona à sua população. “Londrina foi construída pelos nossos pioneiros e, dentre eles, estava a comunidade japonesa. Hoje essa comunidade ocupa todas as áreas e atividades econômicas, e ao longo desses anos, contribuiu demais para que tivéssemos uma cidade tão bela e desenvolvida. Devemos muito à essa comunidade nipônica. É uma honra muito grande recebê-los aqui e, ainda mais, sermos coirmã de Nago e termos a oportunidade de celebrar um convênio educacional entre as duas universidades. Vamos fortalecer cada vez mais os laços que nos unem, e ampliar essa parceria”, afirmou.
Durante a visita, o reitor Massanori Sunagawa contou que Londrina é a primeira cidade a receber a visita da comitiva de Nago, desde 2020. As viagens internacionais haviam sido suspensas devido à pandemia de Covid-19. “A UEL é uma instituição muito importante, e já temos uma parceria desde o início, quando nossa universidade foi criada. Essa parceria se desenvolveu, completou mais um ano, e viemos para renovar. Manter esses laços é muito precioso para nós. Fico muito contente em poder visitar Londrina pessoalmente”, citou.
O vereador Eduardo Tominaga, que coordena o Comitê da Irmandade Londrina/Nago, também ressaltou o papel da população japonesa, que migrou para o Brasil e ajudou a formar diversas cidades no norte do Paraná, inclusive Londrina. “Temos uma importância muito grande na comunidade nikkey nas trocas de informações, de conhecimento acadêmicos, culturais e esportivos. Isso ocorre em várias áreas e essa troca se fortalece ainda mais quando a gente recebe os intercambistas da Universidade Meio e cidadãos de Nago, que vêm a Londrina para conhecer, aprender mais sobre nossa cultura, e podem levar essas informações ao Japão. Ficamos muito felizes com a vinda do reitor e sua comitiva, eles são bem-vindos e fazemos o pedido para que eles continuem enviando seus universitários para cá, que a gente vai receber com todo carinho. E, da mesma forma, sei que os nossos cidadãos londrinenses e os nossos intercambistas serão muito bem recebidos lá em Nago”, afirmou.
O encontro entre o prefeito de Londrina e o reitor da Universidade Meio contou ainda uma troca de presentes.
Leia outras notícias no HojePR.