HojePR

O que um apagão nacional pode nos ensinar

16/08/2023
apagão

Há dois dias um apagão nacional nos pegou de surpresa. O motivo ainda está sendo investigado, mas temos uma certeza, a falta de energia elétrica por algumas horas prejudicou a rotina dos brasileiros, atrapalhou serviços importantes como o transporte, interrompeu nossa comunicação e em determinadas localidades, o caos facilitou a ação de certos crimes em plena luz do dia.

 

Este ocorrido deixou claro o que muitos de nós ainda não compreendemos: existem coisas e situações que não estão sob nosso controle. Por melhor que seja nosso planejamento e preparação para eventuais cenários, há os que escapam da nossa alçada. Somente quando uma verdadeira desordem acontece e nos vemos de mãos atadas, é que percebemos o quanto somos pequenos e interdependentes.

 

Portanto, não deveríamos permitir que comportamentos emocionais guiem nossas ações quando nos deparamos com algo que não depende de nós, pois, os mesmos podem gerar pensamentos catastróficos e reforçar crenças, prejudicando nossas atitudes em prol do melhor que pode ser feito nesses casos, que é uma avaliação da situação e readequação. Para que esta atividade não seja um desafio, é imprescindível desenvolver inteligência emocional, para então, pensar com clareza e tomar decisões inteligentes. Deixo então a seguinte provocação: se você reagiu ao apagão tomando decisões por impulso, se preocupando excessivamente com o que estava acontecendo, gerando estresse e ansiedade, isso significa que você tem ou não inteligência emocional? Compartilhe sua opinião através dos comentários.

 

Leia outras colunas da Hag Schultz aqui.

1 Comentário

  • Boa noite!

    Essa semana aconteceu duas situações aqui em casa.
    Eu até comentei com a minha mãe que não podemos fazer nada a respeito.
    Vou contar a primeira situação.
    Nós também precisamos muito da energia elétrica pois trabalhamos com máquinas e precisamos da energia
    E esses dias faltou luz por uma hora quase, e temos metas na produção das peças, fechamos entregas de 15 em 15 dias, e nesse dia que faltou luz , só faltava 1 dia pra entregar.

    Então eu falei com a minha mãe, agora a Luz acabou não tem o que fazer a não ser esperar voltar.

    Então eu aproveitei pra fazer outra coisa.
    Comecei a varrer a facção de costura e limpar as máquinas.
    Depois fiz uma lista de mercado de coisas da dieta
    Aproveitei que eu não poderia fazer algo com luz elétrica, mais fiz outras coisas que estavam ao meu alcance, fiz outras atividades, aproveitei aqueles tempo.

    Outra situação foi a seguinte.
    Nós mudamos tem 2 meses de casa .
    E quando nos mudamos foi colocado um Poste de luz novo e um relógio de luz novo.

    E tem passados uns rapazes na calçada e eles desligam a luz do relógio de propósito, já aconteceu duas vezes .

    Aí eu falei mãe: ” eles são uns moleques não tem nada na cabeça esses garotos, pra eles é diversão isso, não adianta nem a gente se estressar com isso . Não temos controle de quem passa na calçada e desliga o relógio de luz ” .

    Temos que fazer algo a respeito, coloca uma tampa e colocar um cadeado na caixa do relógio de luz. Assim eles não desligam mais, não tem o que fazer , são moleques , sempre vão fazer isso , eles não se importam.

    E isso sobre a luz me fez pensar muito.
    Em outras situações também da costura, as vezes falta um aviamento, ou tem algum conserto, nota fiscal pra fazer e eu fico querendo entregar aqueles pedido no mesmo dia e acaba ficando pra outro dia e não posso controlar isso, mais eu sei que eu fiz meu melhor naquele momento.

    É muito bom ter essa tranquilidade no pensar, pode evitar muita ansiedade realmente, querer controlar o que não podemos naquele momento.
    Beijos boa noite!
    Saudades
    Rsrsrssrrs

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *