Pular para o conteúdo
CIDADES

Em Londrina, campos de futebol de 11 locais já ganharam iluminação em LED

24/08/2023

Alguns campos de futebol da periferia da cidade continuam recebendo melhorias na parte de iluminação. A Prefeitura de Londrina, por meio da Londrina Iluminação (LI), prossegue com o plano de contemplar estas áreas com luminárias novas ou modernizadas, no padrão LED, especialmente para possibilitar a prática esportiva noturna e também para privilegiar a segurança pública, uma vez que a boa iluminação inibe a prática de crimes ou mesmo de circulação de pessoas desocupadas e suspeitas.

 

“Entendemos que quanto mais luz, melhor. As pessoas poderão jogar bola nesses campos durante a noite e até mesmo reunir familiares e amigos em prazerosos momentos de lazer. São pessoas ocupando bem tais espaços, como é a intenção da gestão do prefeito Marcelo Belinati com essas ações”, destacou o diretor de Operações da companhia londrinense, Alexander Farias Fermino, lembrando que este serviço começou no segundo semestre do ano passado e foi intensificado nos últimos meses.

 

No cronograma em vigor, a Londrina Iluminação elencou os primeiros 18 campos (ver abaixo) de todas as regiões da cidade, com a colocação de 486 projetores de LED. Desses, já foram concluídas 11 áreas até a data de hoje – um total de 260 projetores colocados. Em princípio, as regiões norte e sul, por serem maiores, naturalmente possuem uma quantidade maior de campos beneficiados:

 

A Londrina Iluminação possui um contrato de R$ 1,55 milhão com a Secretaria de Obras e Pavimentação para a expansão e modernização da iluminação de campos de futebol e quadras esportivas (já foi modernizada a iluminação de sete espaços desse tipo, com um total de 54 luminárias). O contrato prevê a instalação de conjuntos de 40 postes de concreto e 570 projetores de luz em LED, rede de distribuição de energia elétrica, padrão de entrada de energia e outros 14 conjuntos e componentes nos campos e nas quadras.

 

Além desse contrato, a Londrina Iluminação prossegue com a execução do programa “Londrina Cidade Iluminada”, que prevê a modernização de 61.806 pontos de luz de ruas, avenidas e praças públicas. Ao todo, já foram trocadas e colocadas luminárias LED em 45.962 pontos até o mês passado.

 

Outro trabalho afeto à companhia é a colocação de luminárias em viadutos e superpostes de rotatórias localizados no perímetro urbano da cidade, serviços de rotina que estão dentro dos cronogramas pré-estabelecidos.

 

LED solar

Por outro lado, uma das formas que está sendo estudada para ampliar as redes de iluminação pública em Londrina é a disponibilidade de luminárias fotovoltaicas (“LED solar”), que potencializam a radiação do Sol. Um teste de durabilidade já está sendo feito há algum tempo em duas unidades instaladas na Rua

 

Geraldo Júlio, via que dá acesso à área posterior às Chácaras São Miguel, na região sul, e outro teste, desta vez para analisar o fluxo luminoso e a intensidade dos fachos de luz, começou a ser feito em outras 25 unidades instaladas nesta semana nos mil metros da via que liga a PR-445 até o Patrimônio Selva, também na região sul.

 

“Ambas localidades ainda não possuem redes elétricas de baixa tensão para conectar as luminárias convencionais, daí porque nós estamos testando as luminárias solares, que não precisam de conexões nessas redes”, explicou Fermino. “Resta sabermos se as baterias delas duram bastante e se a intensidade da luz que sai da luminária e chega no chão também é boa. Queremos oferecer o melhor produto para a comunidade”, completou.

 

Manutenção

Fora os programas de ampliação e modernização da iluminação pública, a Londrina Iluminação também prossegue com os serviços de iluminação decorativa de monumentos e com a manutenção de todo o parque de iluminação do município, que tem 65 mil luminárias.

 

Os problemas mais comuns relatados pelos munícipes são luminárias apagadas e luminárias acesas durante o dia, mas todos os serviços de manutenção estão em dia e sendo executados dentro do prazo de cinco dias úteis, dependendo das condições meteorológicas. Londrina tem menos de 1% de problemas na iluminação pública – um dos menores índices do país.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *