Pular para o conteúdo
CIDADES

Guará 3.0: Workshop dá andamento a formação da Agência de Inovação de Guaratuba

04/09/2023

Na última sexta-feira (1), ocorreu o Workshop da Agência de Inovação Guará 3.0 com representantes da Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Sebrae, prefeitura, lideranças, empresários e comunidade de Guaratuba que formarão o Conselho de Governança da agência. O workshop foi realizado nas dependências da escola AmplaEduca.

 

O encontro teve como objetivo apresentar o projeto, aproximar o grupo que terá a responsabilidade de gerir a política de inovação em nível local e também ouvir as demandas de inovação para a cidade. Nesse último ponto, foram formados grupos para um esboço de ideias, para que assim, com um mapeamento coletivo, se possam estabelecer os eixos temáticos que nortearão a agência em Guaratuba.

 

A Guará 3.0 surge como um centro de cultura da inovação, voltada para o desenvolvimento sustentável de Guaratuba e a atração de profissionais e empreendedores que queiram participar de um ecossistema criativo e tecnológico em expansão.

 

O prefeito Roberto Justus expressou sua confiança no potencial da agência para impulsionar o futuro de Guaratuba. “Estamos empolgados com a Guará 3.0, pois ela nos permitirá atrair pessoas talentosas e inovadoras para nossa comunidade. Com essa iniciativa, queremos alçar voos mais altos no campo da inovação e transformar Guaratuba em um polo atrativo para negócios e criatividade”, afirmou.
A próxima reunião do grupo acontecerá nos próximos 15 dias com andamento de um Plano de Trabalho que será encaminhado ao Estado.

 

Programa

O projeto visa criar espaços públicos com governança compartilhada entre municípios, governo estadual, instituições de ensino, secretarias municipais, Sistema S e setor privado, com o propósito de impulsionar a geração de negócios inovadores. Essas agências, lideradas pelas prefeituras, atenderão diversos públicos e buscarão conectar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), visando a redução de desigualdades, o desenvolvimento de comunidades sustentáveis e o crescimento econômico.

 

A iniciativa terá um impacto direto no ambiente produtivo e social, fomentando a criação de novos produtos e serviços através de qualificações e parcerias com o setor privado. Além disso, serão oferecidas capacitações para diferentes faixas etárias, visando a promoção da inclusão digital e o aprimoramento da mão de obra voltada para o mercado de tecnologia e inovação.

 

O projeto é concretizado por meio de convênios entre municípios e o Estado, aproveitando espaços públicos pouco utilizados, nos quais a Secretaria de Estado da Inovação investe em infraestrutura, enquanto as prefeituras cedem os locais e se responsabilizam pela manutenção e gestão das agências.

 

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *