O filme As Cartas de William Michaud será exibido na Cinemateca de Curitiba nesta terça-feira (12), às 19h30. A obra é baseada nas mais de 70 cartas que o renomado pintor suíço escreveu à sua família entre 1848 e 1902,
período em que viveu no Brasil – a maior parte do tempo em Superagui, no litoral paranaense. A entrada é gratuita.
Um dos grandes artistas de sua época, o artista entrou para a história devido às suas telas que retratavam com perfeição a natureza e todas as suas belezas. Entre 1848 até o final de sua vida, Michaud viveu no Brasil, sendo a
maior parte do tempo em Superagui, no município de Guaraqueçaba, litoral paranaense. Nesse período, ele escreveu
mais de 70 cartas à sua família que vivia na Europa. As mensagens eram acompanhadas de desenhos e aquarelas produzidas por ele.
Michaud escreveu sobre sua vida durante a Proclamação da República Brasileira, que, para ele, pareceu uma “cena teatral”, sobre os conflitos envolvendo as diferentes etnias no país, e detalhou também os acontecimentos da revolução federalista, em especial no litoral do Paraná.
Produzido pela Ampler Cine TV e dirigido pela cineasta paranaense Karla Nascimento, o documentário ficcional foi gravado em Vevey, na Suíça, na Ilha de Superagui e nas cidades da Lapa e São José dos Pinhais.
Assista ao trailer:
Serviço
Exibição do filme “As Cartas de William Michaud”
Data: 12 de setembro
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Horário: 19h30
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Divulgação)