Quem já viveu no mundo corporativo já deve ter ouvido: “você está aqui para trabalhar e não para fazer amigos”.
Passa o tempo e os novatos do mundo corporativo ainda se deparam com desconfiança a essa afirmação. Porém no mundo dos negócios temos uma outra afirmação bastante conhecida:” amigos, amigos, negócios a parte”.
Essa frase é mais comum e mais fácil de ouvir e muitas vezes é dada por um conselho quando você cogita em convidar algum amigo para ser seu sócio em um determinado negócio. Amizades e negócios seguem sempre juntas e separadas por uma linha tênue.
Aos desavisados de plantão eu quero explicar o teor dessa frase. Não, ninguém levanta cedo para ir para uma empresa apenas para fazer amigos, nós levantamos cedo para trabalhar, porém, contudo, entretanto, as amizades acontecem!
Você pode até se sentir mais motivado a ir trabalhar quando o ambiente corporativo é mais amigável, muitas coisas se resolvem muito mais facilmente quando existe algum laço de amizade, mas outra coisa que também é certa é que você não pode ter seus amigos abusando de você só porque você é amigo.
No mundo corporativo onde eu vivi por muitos anos é muito fácil encontrar amigos que protegem os outros. Algumas vezes pessoas com cargos maiores protegem seus amigos e os livram de demissões, favorecendo promoções ou mudanças de áreas.
É muito difícil manter a afirmação de que estamos na empresa para trabalhar e não para fazer amigos, mas o fato é que as amizades acontecem e essa amizades não podem favorecer maus hábitos.
Passamos grande parte de nossas vidas no trabalho é totalmente inevitável que uma amizade surja! Um ambiente saudável é muito propício para laços de amizade.
Nem sempre as amizades podem ser boas para 0 negócio, pois muitas vezes os grupos se fecham ao novo e quando novos colaboradores chegam eles não conseguem se sentir parte da empresa e muitas vezes perdem-se ótimos colaboradores. Sabe qual o resultado disso? A empresa perde em crescimento, inovação, produtividade e a consequência é a queda de resultados.
Alguns cuidados são importantes e devem ser trabalhados pelas empresas:
1. Um bom profissional deve saber separar amizade do trabalho pois isso não pode prejudicar o outro. Uma amizade pode até ajudar a agilizar algum processo, mas ela não pode proteger ações corretivas;
2. Amizades não podem encobrir erros dos colegas, assim como essa amizade não dá o direito de pedir favores que prejudiquem a empresa;
3. Uma amizade não pode limitar o outro a viver somente num círculo de amizades, no mundo empresarial é importante saber se relacionar com todos;
4. Não use a amizade para prejudicar seus colegas. Cuidado com fofocas;
5. Preserve sua vida pessoal, amizades em ambientes corporativos as vezes surgem por conveniência, logo, não acredite em tudo que vê. Tome cuidado com aqueles que se dizem seus amigos.
A mensagem é: cuidado com sua vida profissional, cuidado com as amizades por interesse, não conte com amizades para conseguir o que você quer, procure agir de acordo com as diretrizes da empresa.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.