O cenário gastronômico brasileiro tem experimentado uma notável ascensão nos últimos anos, à medida que a diversidade regional e a criatividade de chefs locais se torna mais reconhecida mundialmente. Neste cenário, eventos deste nicho ganham destaque em todo o país, como é o caso do Festival Tutano, que acontece em Curitiba neste sábado e domingo (21 e 22). Entre os destaques do festival está o renomado sociólogo Carlos Alberto Dória, um dos principais nomes da crítica gastronômica no Brasil.
Autor de diversos livros sobre culinária brasileira, como “A culinária caipira da Paulistânia – as histórias e as receitas de um modo antigo de comer” (com prefácio do economista João Pedro Stédile) e “Formação da culinária brasileira – escritos sobre a cozinha inzoneira” (com prefácio inédita da chef Helena Rizzo, do premiado Maní), Dória dedica-se também ao ensino da gastronomia e à compreensão e crítica da gastronomia brasileira.
O sociólogo fará parte do painel “Fale mal, mas fale de nós – Um debate sobre a crítica gastronômica” ao lado de Ian Oliver (O Crítico Antigourmet) e Yasmin Taketani (jornalista e sócia do restaurante Pasta Basta), que acontece no segundo dia do festival. A discussão será uma oportunidade única para amantes da gastronomia a profissionais do ramo aprenderem sobre a importância de avaliar, apreciar e discutir comida.
Sobre o festival
No total, o Festival Tutano vai contar com 16 palestras e painéis de debates, com mais de 30 convidados. Outros nomes de destaque são o da chef baiana Ieda de Matos, que irá abordar a gastronomia afetiva, e a culinarista e apresentadora de televisão Bela Gil, que vai destacar a importância de uma alimentação saudável, sustentável e acessível para todos. Confira a reportagem completa sobre o festival e a programação no link.
O Tutano será no Museu Oscar Niemeyer (MON), das 11h às 19h. Ingressos e mais informações estão disponíveis no site e no perfil oficial do Instagram @tutanogastronomia.
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Pablo Saborido)