Muitas empresas ainda não entenderam a importância de um profissional para cuidar dos funcionários.
O profissional de recursos humanos tem uma função muito maior que somente a de cuidar da documentação dos colaboradores, cuidar do ponto, fazer agendamento de exames ocupacionais, vale transporte e vale alimentação.
O RH tem a importante missão de fazer um processo seletivo na busca de profissionais com perfil que se alinhem à empresa.
A empresa é feita de pessoas, não tem como falar de empresas sem falar de pessoas, portanto o papel do Recursos Humanos é ser focado na gestão de pessoas, dando apoio à empresa e isso significa auxiliar na motivação, desenvolvimento e engajamento do time.
Mas como ter uma boa equipe? Tudo começa com um bom processo de recrutamento e seleção, e para isso é importante conhecer a empresa e saber os cargos e as funções a serem desempenhadas.
Tomemos como exemplo um restaurante. Ao abrir uma vaga de chef de cozinha deve se ter claro o que essa pessoa vai desempenhar, quais as habilidades técnicas que a pessoa precisa ter, assim como quais as atividades, a formação e a experiência que ela precisa ter para ocupar o cargo.
Outra função do Recursos Humanos é primar por treinamento e desenvolvimento das equipes. Juntamente com os gestores deve ser levantado quais as formações que podem contribuir para melhorar o desempenho dos colaboradores.
Muitas vezes a performance pode ser um indicador para entender quais os treinamentos que podem ajudar a equipe. Avaliar o desempenho e a performance dos colabores é uma ferramenta muito importante para essa etapa e essa também é uma missão para o RH.
Não posso esquecer de mencionar o plano de cargos e salários que é o que muitas vezes motiva alguns à permanecer na empresa, pois deixa claro o caminho que o colaborador pode percorrer dentro da empresa. É esse plano que determina as competências necessárias para cada posição e dessa forma é possível buscar desenvolver as competências necessárias para o cargo desejado.
E hoje fala-se muito sobre qualidade de vida, o work life balance, mas eu já ouvia esse termo no início dos anos 2.000. O RH deve cuidar para que as pessoas tenham saúde física e mental e saiba equilibrar vida profissional e vida pessoal. Algumas empresas tem horários flexíveis incentivando atividades físicas, outras empresas disponibilizam de atendimento psicológico para cuidar das pessoas.
O resultado dessas ações?
Pessoas mais felizes, motivadas e engajadas, menos afastamentos por problemas médicos e demissões. Pessoas felizes produzem mais.
A pessoa do RH é muito importante dentro das empresas. O papel que antes era utilizado somente para folha de pagamento e ponto, simplesmente denominado departamento pessoal agora entende que sua função vai muito além de somente cuidar de documentos pessoais.
O RH precisa saber recrutar de maneira que o colaborador se alinhe facilmente com a cultura da empresa, fazer uma boa integração, acolhendo o novo colaborador, além de cuidar do desenvolvimento dos funcionários.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.