Já com mais de 40 anos, o repórter Edney Silvestre enfrentou o desafio de deixar a carreira consolidada em jornais impressos para se tornar correspondente de uma das cinco maiores redes de TV do mundo, sem saber sequer como segurar um microfone diante das câmeras. Hoje, aos 73 anos e consagrado entre os jornalistas do Brasil, ele compartilha com as novas gerações dicas, truques, histórias e alguns vexames no livro Segredos de um Repórter, lançamento da editora Almedina Brasil.
A obra apresenta uma mistura de bastidores noticiosos e memórias de tropeços e acertos em coberturas e entrevistas. Silvestre conta como enfrentou com coragem sua timidez, dislexia e dificuldades de fala, tornando-se um grande repórterer da TV brasileira, escalado para cobrir marcos históricos como os atentados de 11 de Setembro e os últimos dias de Saddam Hussein no Iraque.
Edney reflete sobre o faro jornalístico, a arte de conduzir uma boa entrevista e a necessidade de criar fontes. Ele lista exemplos de perguntas eficazes, explica por que um repórter deve saber mais sobre o entrevistado do que o próprio entrevistado e oferece insights sobre como lidar com as situações imprevisíveis que um repórter enfrenta durante transmissões ao vivo.
O jornalista ensina como controlar as emoções, respeitar os sentimentos do entrevistado e fazê-lo compartilhar suas experiências. Discute como lidar com matérias delicadas, incluindo as melhores práticas de linguagem corporal e ângulos de câmera. O autor discorre ainda sobre o uso de maquiagem, a importância de uma boa iluminação e o vestuário adequado para cada cobertura, da visita a uma favela até a participação no Oscar.
Segredos de um Repórter conversa com estudantes, jornalistas em início de carreira e profissionais experientes na área, além de ser leitura indicada para aqueles que anseiam por conhecer a realidade (nada) glamurosa de quem trabalha de frente para as câmeras.
Serviço
Segredos de um Repórter, de Edney Silvestre
Editora: Almedina Brasil
Páginas: 284
Preço: R$ 69,00
Onde encontrar: Almedina Brasil e Amazon
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Divulgação)