Vivemos numa era digital. Sabemos que está acontecendo uma revolução na maneira como as pessoas adquirem conhecimento, desenvolvem novas habilidades e se conectam com oportunidades de carreira. Ferramentas e tecnologias – de educação online à automação de tarefas – têm desempenhado um papel fundamental na capacitação dos indivíduos para enfrentar desafios em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Plataformas de educação online com cursos gravados e tutoriais em vídeo, atualmente oferecem uma incrível flexibilidade, que permite aos profissionais um aprimoramento de habilidades de forma conveniente, não importa onde estejam. Redes sociais profissionais, como por exemplo o LinkedIn, tornaram-se catalisadores essenciais para o crescimento da carreira, proporcionando oportunidades de networking, troca de conhecimento e possibilidades de novas vagas. A gestão eficaz de projetos e a colaboração remota são otimizadas e facilitam a comunicação entre equipes através de ferramentas como Trello e Asana, enquanto a videoconferência via Zoom e Microsoft Teams, se tornou vital para a facilitação da rotina profissional, aproximando profissionais através de reuniões em apenas um clique. A automação e a produtividade são impulsionadas por ferramentas como Zapier, integradas a aplicativos como Microsoft Office 365 e Google Workspace, promovendo eficiência operacional e liberando tempo para atividades mais estratégicas.
Diante disso, compreendemos que ferramentas e tecnologias são inovações que capacitam os profissionais, em ambientes de trabalho que estão em constante mudança. Uma mudança que para alguns indivíduos pode ser uma sobrecarga de informações que se transformam em barreiras, seja por falta de recursos ou resistência cultural. Os que não conseguem manter suas habilidades atualizadas, acabam colocando em risco suas competências e vivendo uma exclusão profissional. Todos nós temos a capacidade de aprender continuamente, para construir redes significativas e moldar nossas habilidades técnicas, por isso, é importante romper com o que nos afasta da transformação impulsionada pela tecnologia, para que possamos extrair o melhor dessa nova era, a era digital.
Leia outras colunas da Hag Schultz aqui.