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Oingo Boingo: o rock criativo da Califórnia

31/01/2024
oingo boingo

Creio que os anos 1980 foram os mais criativos para o rock’n’roll. Uma das mais criativas bandas dessa década é o Oingo Boingo. O seu quarto álbum, Dead Man’s Party, é divertido, despojado e animado. Foi lançado em 28 de outubro de 1985, e contou com os maiores sucessos da banda californiana, liderada por Danny Elfman, que se especializou em trilhas de filmes consagrados. A produção ficou por conta do próprio Elfman e de Steve Bartek. E a arte da capa é sensacional.

 

 

O álbum já inicia com um dos maiores sucessos da banda, Just Another Day, e seus teclados característicos. A voz de Elfman é bem agradável e a bateria é super ritmada. A guitarra toca freneticamente e o refrão é grudento. “It’s just another day, there’s murder in the air, It drags me when I walk, I smell it everywhere, It’s just another day where people cling to light, To drive away the fear that comes with every night.”

 

 

A faixa-título, Dead Man’s Party é a melhor do álbum. Outro sucesso, que apresenta uma guitarra fabulosa e bateria marcante. Outra de refrão grudento. “It’s a dead man’s party, Who could ask for more? Everybody’s comin’ leave your body at the door, Leave your body and soul at the door.”

 

 

Heard Somebody Cry é bem eletrônica, com metais e sintetizadores. A criatividade de Elfman aflora nessa faixa. Bem anos 1980.

 

No One Lives Forever é mais pesada. Tem guitarra forte, baixo cadenciado e um vocal falado. Típica canção new wave da época. Bem interessante.

 

Stay é o grande sucesso. A mais tocada. A mais lembrada. E é bem legal mesmo. Sua guitarra é arrojada, tem um naipe de metais fabuloso e a bateria é extraordinária. E o refrão é inesquecível: “Go, don’t you go. Won’t you stay with me one more day…” Sensacional.

 

 

Fool’s Paradise também é rápida e ritmada. Naipe de metais marcante e baixo arrasador. Vocais bem dissonantes, ora graves, ora agudos. Boa sacada.

 

Help Me tem um baixo espetacular, que dá todo o andamento da canção. Bateria rápida e, mais uma vez, um excelente naipe de metais. Mais uma com um bom refrão. “You gotta help, To make me somebody, You gotta help, To open my eyes.”

 

Same Man I Was Before é bem eletrônica também. Tem uma levada oitentista característica e teclados frenéticos. Os metais se destacam novamente.

 

Weird Science é maravilhosa. Mais de seis minutos de uma canção antológica para a década de 1980. A voz de Elfman está bem legal, a bateria é veloz e ritmada e a guitarra sola demais. Naipe de metais bem postados e uma levada espetacular. A canção foi tema do filme “Mulher Nota Mil (Weird Science)”, um clássico dos anos 1980. Um final apoteótico.

 

 

Um álbum que representou a alegria e descontração de uma década fantástica. Danny Elfman manteve a banda até 1996. Depois se especializou em temas de filmes e seriados. É dele o tema dos Simpsons, e as trilhas dos filmes do diretor Tim Burton, Os Fantasmas Se Divertem, Batman, Batman – O Retorno, Edward Mãos-De-Tesoura, A Lenda Do Cavaleiro Sem Cabeça, Marte Ataca!, Peixe Grande E Suas Histórias Maravilhosas, A Fantástica Fábrica De Chocolate, O Estranho Mundo De Jack, A Noiva Cadáver, Alice No País Das Maravilhas, entre outros. Mas nunca deixou de reverenciar sua maior arte; o Oingo Boingo. Rock’n’roll oitentista. O bom e velho rock’n’roll.

 

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