Domício Pedroso é a escolha de Liliana Cabral, da Artestil Galeria de Arte, de Curitiba, para esta semana. A obra escolhida é uma de suas clássicas “favelas’’, óleo sobre madeira, medindo 51 x 61 cm.
Um dos mais proeminentes artistas paranaenses, Domício Pedroso deixou como uma de suas marcas registradas a notável habilidade em abstrair a paisagem urbana e explorar cor e luz.
Nascido em Curitiba em 28 de dezembro de 1930, Pedroso iniciou sua jornada artística na Escola de Música e Belas Artes, sob a orientação de Guido Viaro. Sua obra foi reconhecida com importantes prêmios notáveis, incluindo a Menção Honrosa no Segundo Salão de Belas Artes da Primavera do Clube Concórdia, em 1949.
O artista mergulhou em novas experiências e influências ao viajar para Paris em 1959, tornando-se o primeiro brasileiro a se formar em técnicas audiovisuais pelo Centre Audio-Visuel de Saint-Cloud, com diploma homologado pela Unesco. Sua estada na França proporcionou-lhe riqueza de conhecimento e experiências, alimentando seu processo criativo e ampliando suas perspectivas artísticas.
De volta ao Brasil, Pedroso continuou a se destacar, organizando exposições, dirigindo centros audiovisuais e contribuindo significativamente para o cenário cultural e artístico do Paraná e do Brasil como um todo. Falecido em 2014, nos últimos anos de sua vida, dedicou-se exclusivamente à pintura, explorando temas que capturaram a essência das favelas brasileiras, sua luz e sua estrutura.
Seu trabalho reflete sua habilidade em fazer experimentações artísticas, traduzir a beleza e a complexidade das favelas em composições que combinam intuição e técnica com maestria. Parte de sua vasta coleção de telas enriquece os acervos de museus renomados, como o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) e o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e na Artestil, em Curitiba.
Mais informações: www.artestil.com.br
• Rua Padre Germano Mayer, 1230
Alto da XV . Curitiba / PR
41 3024-479
• Rua Carlos de Carvalho, 1663
Batel. Curitiba / PR
41 99274-5443