O Comida di Buteco acaba de confirmar mais uma edição do concurso na capital paranaense. Há dez anos o evento chegou à cidade e a cada edição aumenta o número de bares participantes e clientes que vão até os locais, provam o petisco participante e dão a sua nota, para decidir o melhor boteco.
O concurso acontece em Curitiba e em mais de 45 cidades brasileiras ao mesmo tempo. Em 2024 a capital paranaense recebe sua 9ª edição do projeto. Isso porque com a pandemia de Covid-19, em 2020 o concurso não ocorreu.
Neste ano, o evento será expandido. Em 2023 o Comida di Buteco já contou com um bar da Região Metropolitana de Curitiba dentre os seus 31 butecos concorrentes, e na 9ª edição do evento mais estabelecimentos da Grande Curitiba também entram na disputa. A lista de todos os butecos participantes e petiscos concorrentes será divulgada em breve.
Na última edição, o bar Dom Rodrigo foi o vencedor e dividiu o podium com o estreante Bom Bolinho e Quintal Maria Flor.
24 dias de butecagem para eleger o melhor
Serão 24 dias, de 5 a 28 de abril, para que os curitibanos visitem os bares participantes, provem o petisco concorrente criado especialmente para o concurso e façam a sua avaliação em quatro quesitos: atendimento, higiene, temperatura da bebida e o próprio petisco. O tira gosto leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma.
Ao mesmo tempo em que o público conhece e se delicia nos concorrentes, um grupo de jurados visita os butecos e também dá a sua nota. Esse grupo é formado por chefs, amantes da gastronomia e do bom buteco, além de influenciadores. Ao final, a nota do público tem o peso de 50% e do júri também. É dessa média que saem os vencedores e também os desclassificados – os últimos colocados são convidados a descansar por um aninho e novos bares entram na disputa.
2ª etapa: o melhor boteco do Brasil
O Comida di Buteco acontece em mais de 45 cidades ao mesmo tempo dividido em 25 circuitos, de Norte a Sul do País. Em 2023 além de Curitiba, outras duas cidades paranaenses – Londrina e Maringá – também receberam o evento. No total são mais de 1 mil botecos espalhados pelo país concorrendo ao título.
Após a escolha do campeão de cada circuito acontece a 2ª etapa: eleger o melhor dos melhores. Em julho, uma comissão de jurados escolhida especificadamente para essa missão vai visitar os campeões. Nessa etapa o público não participa dando nota. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do Brasil.
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Marta Souza)