Já está em cartaz a exposição “MIS 55 Anos – Através do Tempo”, inaugurada na última quarta-feira (27). A mostra conta a história das cinco décadas e meia do Museu da Imagem e Som do Paraná por meio de uma linha do tempo com toda a trajetória da instituição, a partir do seu acervo. Este feriado é uma boa chance para conhecer a mostra. O MIS abre na Sexta-feira Santa (29) e sábado (30), das 10h às 18h, e no domingo de Páscoa, das 10h às 16h.
O acervo do MIS-PR é uma das maiores coleções da América Latina, com diversos tipos de mídias que guardam e resgatam as memórias audiovisuais do estado e de seu povo. A coleção ultrapassa três milhões de itens entre fotografias, documentos, textos, vídeos e outros materiais audiovisuais.
A exposição apresenta uma pequena parte do acervo em coletâneas de memórias coletivas. É uma viagem no tempo com a coleção disponível em materiais e tecnologias que acompanharam, documentaram e registraram transformações ao longo de décadas, a partir de 1970, ano seguinte à data de criação do MIS-PR.
Parte desta viagem no tempo mostrará a visita do Papa João Paulo II que ocorreu em 1980, assim como o movimento “Diretas Já” em Curitiba, em 1984. Também será mostrado como a TV regional se fortaleceu e como o VHS se popularizou. São diversos momentos de mudanças e acontecimentos que integraram os últimos 55 anos da produção cultural de fotografias, vídeos, músicas, filmes e outras mídias que guardam contextos e documentam a história. Essa mesma mostra também pode ser vista virtualmente.
Serviço
Museu da Imagem e do Som do Paraná
Local: Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
Horários no feriado: sexta-feira e sábado das 10h às 18 e domingo das 10h às 16h
Instagram: @mis_pr
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Anderson Tozato/ SEEC-PR)