O escritor, diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras, João Almino, na manhã desta quarta-feira (3), foi eleito por unanimidade para a Cadeira de número 4 da Academia Paranaense de Letras.
João Almino, 74 anos, natural de Mossoró, Rio Grande do Norte, residente da capital paranaense, passa a ocupar a Cadeira vaga desde o falecimento em novembro de 2023 do jurista e acadêmico Eduardo Rocha Virmond.
Almino é autor de oito romances. Tem escritos nas áreas da história e da filosofia política. Ministrou aulas na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM), UnB, Instituto Rio Branco, Universidade de Berkeley, Universidade de Stanford e Universidade de Chicago.
É bacharel em direito pela UERJ, com mestrado em sociologia pela UnB e doutorado em História Comparada das Civilizações Contemporâneas pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1980) e pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados da USP.
Como embaixador, serviu nas Embaixadas do Brasil em Paris, México e Washington. Foi Encarregado de Negócios em Beirute, Ministro-Conselheiro em Londres e Cônsul-Geral em São Francisco, Lisboa, Miami, Chicago e Madri. Foi Diretor do Instituto Rio-Branco (2001-2004). E Medalha de Ouro do Rio Branco (primeiro colocado) no Curso de Preparação à Carreira Diplomática do Instituto Rio Branco. Condecorado com a Ordem Nacional do Mérito da França (Oficial), a Ordem da Águia Azteca do México (Oficial) e a Ordem de Rio Branco (Grã-Cruz).
A posse do novo acadêmico ainda não tem data confirmada, devendo ocorrer nos próximos meses.
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Reprodução)