Obras passaram por um resgate de ponta a ponta, e hoje podem ser apreciadas em exposição permanente no Memorial Paranista, em Curitiba
O escultor João Turin (1878-1949) contou com o privilégio de ter todo o trabalho de sua vida resgatado de ponta a ponta, em uma iniciativa até então inédita na área das artes no Brasil. A família Ferrari Lago, responsável pela gestão do legado artístico de Turin, coordenou uma equipe para realizar as etapas deste processo, entre elas fundir em bronze suas esculturas mais representativas, pois a maioria das obras deixadas pelo artista estava em gesso. Hoje elas podem ser apreciadas em exposição permanente no Memorial Paranista, em Curitiba.
Antes de chegar a este resultado, inúmeras etapas foram cumpridas para a catalogação do acervo, respeitando-se os critérios museológicos, o que inclui numeração, higienização, e preservação das peças, chegando a 410 obras registradas entre esculturas, pinturas, desenhos, projetos de design (inclusive em arquitetura e moda), esboços e outros trabalhos.
Para fundir as esculturas em bronze, foi montada uma fundição elétrica, moderna e ecologicamente correta, em que foram produzidas pouco mais que 100 modelos selecionados, durante o período de 2012 a 2014.
“As obras de grande porte tiveram sua dificuldade. Talvez a mais difícil tenha sido Pedagogia devido a sua riqueza de detalhes, assim como Pietá”, relata o produtor cultural Mauricio Appel.
Processo de ampliação das obras
Construído e administrado pela Prefeitura de Curitiba, o Memorial Paranista reúne cerca de 100 obras de Turin graças a uma junção de esforços. 78 esculturas em tamanho original foram doadas pela Família Lago para o Governo do Estado do Paraná, que emprestou os trabalhos à Prefeitura de Curitiba em regime de comodato. O Jardim de Esculturas possui obras ampliadas (como “Marumbi”, com 3 metros de altura e 800 quilos), sendo que 3 foram doadas pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), por meio da Lei Rouanet (de incentivo à cultura), enquanto as demais foram compradas pela Prefeitura.
As obras deixadas por João Turin, em sua maioria eram gessos que tinham em média 40 centímetros de altura. Para chegar aos exemplares em grandes proporções, foi feito um processo de ampliação (por uma experiente empresa da Califórnia, nos EUA), em que se fabrica o molde no tamanho desejado, para
em seguida realizar a fundição, que resulta na escultura ampliada. “É muito complexo fazer isso da forma tradicional. Existem métodos antigos de se fazer ampliação manualmente usando proporções e determinados instrumentos”, comenta Samuel Ferrari Lago, um dos detentores dos direitos autorais do artista.
As obras ampliadas de João Turin foram feitas com tecnologias avançadas, aliadas com técnicas tradicionais. Os moldes foram produzidos com impressoras 3D a partir de um minucioso processo de digitalização tridimensional das esculturas originárias, com um scanner específico. Samuel Ferrari Lago explica que as novas tecnologias trazem um resultado mais fiel à obra originária, além de poupar tempo na produção. “Os benefícios são imensos. Porém o que fizemos foi aliar os métodos mais modernos com as técnicas milenares como a da cera perdida, muito utilizada para fundições em bronze. Unimos o melhor dos dois mundos, sempre pensando pra frente, mas sem descartar métodos clássicos que funcionam bem. O resultado é notável”, afirma.
Doação
A Família Ferrari Lago doou ao Memorial Paranista equipamentos de fundição utilizados para produzir as obras em bronze de Turin, que assim substituíram antigos aparatos existentes no local, que estavam obsoletos. “Isso propicia aos novos artistas meios para fundir suas peças, estimulando e ajudando o desenvolvimento da arte escultórica paranaense. Acreditamos que seria o que João Turin gostaria de ver, pois ele mesmo teve imensa dificuldade em fundir suas peças à sua época, deixando muitas obras inéditas”, comenta Samuel Ferrari Lago.
Recentemente, no ateliê do Memorial Paranista, foi realizada a fundição em bronze da releitura da obra perdida “No Exílio”. A artista Luna do Rio Apa realizou a releitura em argila, a partir de fotografias de época, resultando em uma imponente escultura com 2,70m de altura e mais de 300 quilos. A feitura da obra em bronze foi possível graças a uma parceria em que a Família Ferrari Lago cedeu o molde em silicone para a Prefeitura de Curitiba/FCC, para que esta pudesse fundir a escultura, hoje incorporada ao acervo municipal da cidade.
Muitos podem imaginar que uma obra com estas proporções seja feita em um molde do tamanho da escultura, porém, este processo é feito em partes. “Você não consegue fazer
uma fundição de uma obra inteira com este tamanho por causa do ar dentro da forma. Além disso, ficaria muito mais difícil o manuseio e o acabamento”, relata Mauricio Appel. “No Exílio foi feita em nove partes, que depois foram soldadas, usando o mesmo bronze utilizado na fundição”, explica.
Sobre João Turin
Nascido em 1878 em Morretes, no litoral do Paraná, mudou-se ainda garoto para a capital Curitiba, iniciando seus estudos em artes, chegando a ser professor. Especializou-se em escultura em Bruxelas e em seguida morou por 10 anos em Paris.
Retornou ao Brasil em 1922, trazendo comentários elogiosos da imprensa francesa, e deu início à etapa mais produtiva de sua trajetória. Foi premiado no Salão de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1944 e 1947. Faleceu em 1949 e é considerado o maior escultor animalista do Brasil, precursor da arte escultórica no Paraná e um dos criadores do movimento artístico e cultural conhecido como Paranismo. Os trabalhos do artista compõem acervos de 15 museus e instituições do Brasil, além de possuir obras em locais públicos do Paraná, Rio de Janeiro e França. Em sua homenagem, foi inaugurado o Memorial Paranista, em Curitiba, que reúne 100 obras.
Em junho de 2014, seu legado foi prestigiado pelas 266 mil pessoas que visitaram “João Turin – Vida, Obra, Arte”, a exposição mais visitada da história do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, que ficou em cartaz por 8 meses e foi citada em um ranking da revista britânica The Art Newspaper. Esta exposição também recebeu o Prêmio Paulo Mendes de Almeida, da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte, de melhor exposição do ano, e teve uma versão condensada, exibida em 2015 no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e em 2016 na Pinacoteca de São Paulo.
Serviço
Memorial Paranista João Turin: Rua Mateus Leme, 4700 (Curitiba, Paraná).
Agendamento de visitas no site www.curitiba.pr.gov.br/memorialparanista
Site sobre João Turin: joaoturin.com.br
Redes sociais: @escultorjoaoturin e facebook.com/escultorjoaoturin
TÚNEL DO TEMPO
Eliane Kracik, Marlene W. Camargo e em pé Maria Regina Barrozo (in memoriam)
TIO PATINHAS
Miguel Krigsner – proprietário do O Boticário – passou a integrar a lista dos 10 empresários milionários do Brasil, editada pela revista FORBES. Miguel, com 74 anos, segundo a revista, tem um patrimônio de US$ 5,7 bilhões
COMEMORAÇÃO
O advogado, jurista, escritor e professor, Luiz Rodrigues Wambier, na foto com sua esposa, recebe cumprimentos neste sábado, dia em que comemora mais um aniversário. Felicidades!
REPERCUTINDO
O escritor, diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras, João Almino, na manhã do último dia 3 de abril, foi eleito por unanimidade para a Cadeira de número 4 da Academia Paranaense de Letras. João Almino, 74 anos, natural de Mossoró, Rio Grande do Norte, casado com a artista plástica paranaense Bia Wouk, reside em Curitiba, passa a ocupar a Cadeira vaga desde o falecimento em novembro de 2023 do jurista e acadêmico Eduardo Rocha Virmond. Almino é autor de oito romances. Tem escritos nas áreas da história e da filosofia política. Ministrou aulas na Universidade Nacional Autónoma de México -UNAM, UnB, Instituto Rio Branco, Universidade de Berkeley, Universidade de Stanford e Universidade de Chicago. É bacharel em direito pela UERJ, com mestrado em sociologia pela UnB e doutorado em História Comparada das Civilizações Contemporâneas pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris/1980 e pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados da USP. Como embaixador, serviu nas Embaixadas do Brasil em Paris, México e Washington. Foi Encarregado de Negócios em Beirute, Ministro-Conselheiro em Londres e Cônsul-Geral em São Francisco, Lisboa, Miami, Chicago e Madri. Foi Diretor do Instituto Rio-Branco/2001-2004. E Medalha de Ouro do Rio Branco (primeiro colocado) no Curso de Preparação à Carreira Diplomática do Instituto Rio Branco. Condecorado com a Ordem Nacional do Mérito da França - Oficial, a Ordem da Águia Azteca do México - Oficial e a Ordem de Rio Branco/Grã-Cruz. A posse do novo acadêmico ainda não tem data confirmada, devendo ocorrer nos próximos meses. Sucesso!
EM FAMÍLIA
O casal Alex Souza e Daiane Mauad receberam toda a família do casal durante movimentado almoço de Páscoa, em sua agradável residência, próxima ao Parque Barigui
DIA DO SIM
Claudia Ramos Neves e Carlos Maurício Dariz e Ana Cecília Pernetta Almeida e Plauto Miró Guimarães Filho (foto), convidam para o casamento de seus filhos Natália e Plauto Neto, a realizar-se às 16 horas, do próximo dia 20, no Espaço Klaine, em Santa Felicidade, onde os convidados serão recepcionados
PARIS É AQUI...
Vocês não podem deixar de visitar a maravilhosa exposição de Monet – amor e tempo, que está sendo realizada no Shopping Mueller - uma mostra sensorial com obras do principal impressionista. Não deixe de conferir!
NAVEGANDO
Os casais Carlos e Sandra Rego, Amauri e Miriam Faria – casal paulista, e José Luiz e Andréa (Trombini) Bertoldi (foto), estão a caminho da Europa a bordo de um transatlântico depois de navegarem as praias brasileiras, rumo a Itália
IMÓVEIS DE LUXO
Curitiba sediará ainda este mês o primeiro CONEXÃO IMOBI CWB – Eventos Corporativos de Sucesso, expondo para venda os melhores e mais selecionados imóveis de Balneário Camboriú e outras praias de destaque do litoral de Santa Catarina, além de selecionados imóveis de primeira linha de Curitiba. Aguardem maiores detalhes!
PALAVRAS DE BOLSO
"Sem ver se a oportunidade, a habilidade é inútil"
PORTA RETRATO
A sociável Ricci Souza Aranha esteve na cidade, exclusivamente para o lançamento e tarde de autógrafos do livro comemorativo aos 35 anos de sua MIXED, sendo recepcionada por Aron Degtiar, responsável pela loja em Curitiba
INCLUSÃO
A professora Leomar Marchesini recebe hoje, às 16h30min, em seu Programa Inclusão em Rede, a convidada Fernanda Bruni – foto, do Instituto Eu Tenho Nome
FIM DA MAMATA
Deputados da oposição pressionam o presidente da Câmara dos Deputados Lyra, para votar com urgência a PEC de Álvaro Dias (foto) que acaba com o foro privilegiado de autoridades. Quem vai vencer essa guerra de braço? Vamos aguardar para conferir!
AVANT PREMIERE
A Plaenge realiza evento exclusivo a convidados para conhecer as áreas comuns do novo Plaenge, o Experience, localizado na Ecoville. Será um jantar especialmente preparado para esse momento de celebração, que acontece amanhã a partir das 17 horas
OLHO VIVO
O oftalmologista Ricardo Ducci comemorou no último dia 13, uma das suas maiores conquistas profissionais, a inauguração do Hospital de Olhos em Colombo, um hospital totalmente dedicado para atendimento do SUS, para as pessoas que mais precisam. O hospital tem hoje capacidade de fazer 10.000 consultas e 10.000 cirurgia por mês
AMERICANISMO
A ministra Sônia Guajajara, que comanda o Ministério dos Povos Indígenas, é vista em público sempre utilizando um cocar, diferente do outro, o que poucos sabem é que os cocares utilizados pela ministra são confeccionados nos Estados Unidos, e não originários de tribos brasileiras. Quem nos afirmou isso foi um indigenista bastante estudioso
VIAGEM
Luiz Carlos Moro Redeschi e Daniel Katz estão viajando com um grupo de amigas pela Ásia. Daniel aproveitou para ir a Israel para visitar suas irmãs que lá residem, os quatro sobrinhos netos que ele ainda não conhecia. Em seguida juntou-se ao grupo no Egito. Na foto acima, Luiz Carlos Moro Redeschi, Domenica – sobrinha de Luiz Carlos que mora nos EUA, Daniel Katz e Carla Mello. Abaixo, o grupo que está em viagem pela Ásia
TERRA SANTA
Gabriel e Renata (Miranda) Berman e os filhos Álvaro e Stella estiveram em Israel, oportunidade em visitaram o Muro das Lamentações
TROCA-TROCA
Como ficou a saída do presidente da ALEP – Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, envolvido acusado de corrupção? Ficou tudo como estava?
COMO FICOU?
O “mais fechado” já resolveu o caso de expulsão do associado que está com problema na justiça? Os comentários correm a boca pequena, entre os associados, que o sócio em questão continua frequentando o clube como se nada tivesse acontecido. Até quando?
LITERATURA
Seguindo seu propósito de expandir a literatura nacional e in onde o leitor está, a Editora InVerso participará do Educativo Flip com sugestão de livros de diversos estilos e gêneros para a programação da Flipizinha e Flipzona durante a FLIP, em Paraty
ANIVERSARIANTES
HOJE
Maria Izabel Solheid da Costa Mueller, Alfred Willer, Antônio Carlos Silva, Sérgio André Buffara, André Calixto, Katty Leão Barion, David Pelissari, Alexandra Athayde de Cunha, Diviana Trombini, Eurides Gasparim, Leroy Gaspar da Silva, João Alberto Paceri, Marionilde Dias Prophol de Magalhães, Luciana Szpeiter, Onez Mário da Silva, Nancy Westphalen Correia, Letícia Karmann Monteiro de Almeida, Rita Moro, Luiz Ary Radunz, Zélia Sonda, Antônio Carlos Leão, Eduardo Werner Hackradt, Lúcia Helena Pisani, Sueli Capoani, Vanessa Camargo, Micheline Garcia e Gói Mello.
• Hoje se comemora o Dia das Telecomunicações e o Dia do Propagandista.
SÁBADO
Karin Denise Krasinski, Débora Sopper, Júlio Groth Elias Neto, Júlio Urban, Roberto Ferreira/Florianópolis, Beatriz Maria Pisani, Marina Elali/Natal, Claudia Richter, Oto Agripino Maia, Regina Helena Kalluf, Isabel Andreazza, Leandro Lima, Geraldo Molina, Rodrigo Coutinho/São Paulo, Artur Pereira Alves, Rogério Rocha Loures/Brasília e Luiz Rodrigues Wambier.
DOMINGO
José Fraguas Lopez, Francisco José de Paula Gonçalves, Nelson Bufren, Ana Lúcia Lunardi de Almeida, Inez Linne Neto, Gonçalo Signoretti de Farias, Solange Martinez Massa, Isabel Moniz de Aragão, Renato Campos, Eunice Portugal, Dilmar Abílio Archegas Filho, Joseli Mara Rodrigues, Luiz Gil Leão Neto, Vasco Salgueiro, Herman Schaich, Roberta Slaviero, Danielle Sommer, Larissa Azevedo e Ilze Lambach.
• Hoje de comemora o Dia do Jornalista, Dia do Médico Legista, Dia Mundial da Saúde e o Dia do Corretor.
• Em 7 de abril de 2003 morria o artista plástico Albery/Rio de Janeiro.
• No dia 7 de abril de 1987 morria a cantora Maxine Sullivan.