Em maio de 2023 o vereador Pier Petruzziello protocolou na Câmara Municipal de Curitiba o projeto de lei Servidor Amigo do Autista, que previa curso de capacitação para os servidores municipais. Segundo o vereador, principal nome do estado na defesa do autismo, diversas empresas privadas investem na capacitação de seus funcionários para lidar com o Transtorno do Espectro do Autismo. E que hoje há oferta de cursos de capacitação por diversas ongs e entidades por valores acessíveis. Portanto ele alegava que os órgãos públicos deveriam fazer o mesmo.
Parecia que o vereador estava prevendo o que vinha pela frente. Há alguns dias denúncias de maus-tratos a uma criança autista em um abrigo da prefeitura de Curitiba começou a circular na mídia. Em seguida a defesa dos funcionários dizendo que não foram preparados para lidar com situações envolvendo autistas. Denúncias apuradas, servidores afastados. O vereador Pier Petruzziello alegou que ouve relatos há muito tempo no despreparo da sociedade a lidar com pessoas no espectro. Pediu que os colegas vereadores votassem para que seu projeto fosse aprovado.
Como resultado temos o projeto Servidor Amigo do Autista avançando na tramitação. E os anseios da comunidade e do autor de que logo seja aprovado.
“Lamento profundamente o ocorrido. Já estava preocupado com situações como essa. A iniciativa privada se prepara para lidar com isso e o poder público não pode ficar atrás!
Meu projeto de lei visa capacitar todos os servidores municipais de Curitiba no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, promovendo um atendimento humanizado, principalmente para crianças.” Disse o vereador Pier Petruzziello em suas redes sociais.
Leia outras notícias no HojePR.