Por Jaine Vergopolem (texto e foto)
A Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame foram os palcos de cerca de 12 horas de shows nesse sábado (18)
A chuva e o frio que marcaram esse sábado, dia 18, em Curitiba, não foram suficientes para desanimar o público que compareceu em massa ao Festival Coolritiba 2024. A Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame foram os palcos de cerca de 12 horas de shows com atrações como Lulu Santos, Milky Chance, Seu Jorge, Armandinho, BaianaSystem, FBC e Marina Sena.
Janine Mathias, uma das artistas do festival, comentou com o HojePR sobre a relevância do evento para a cena musical local: “Esse convite chegou pra mim e eu o recebi como um reconhecimento do meu trabalho. Poucos espaços se importam com o que acontece ao redor. Muitos festivais chegam às cidades sem contextualizar a cena artística local. Nesse aspecto, achei relevante e nosso show foi recebido com muito carinho. Me fez ter dimensão de como ao longo desses anos estou construindo um público diverso e que se identifica com o que acredito. Sério, isso me emociona demais. E a energia do festival também foi maravilhosa porque ninguém sai na chuva pra não se molhar de alegria!”, expressa a cantora brasiliense radicada na capital paranaense há 15 anos.
Pedro Dallacosta Chiarani, que estava curtindo o festival, compartilhou a sua experiência com o HojePR: “Foi minha primeira vez no Coolritiba e a experiência foi extremamente positiva. Sou um grande fã do BaianaSystem e faz muito tempo que eu queria ver um show deles. A apresentação aconteceu no momento perfeito, pois a chuva parou justamente na hora. Mas a chuva e o frio durante o evento não foram problema, já que estava preparado para muito mais. Talvez o evento pudesse ter se preparado um pouco melhor”, diz.
O Lab Stage
Além dos grandes shows, o Coolritiba também contou com o Lab Stage, um espaço dedicado a apresentações menores e a uma feira cultural, onde eram vendidos desde discos de vinil até roupas e acessórios, promovendo uma experiência completa para os frequentadores.
Convidado através do Labmoda, Matheus Gusso de Menezes, criador da marca Noir Division, nos conta que: “Sempre são positivas experiências como essa, estar participando de eventos, junto com a galera, estar cada vez mais valorizando o mercado local.” Também fala que “o maior desafio do dia foi a questão da chuva, pois para nós que trabalhamos com moda e vestuário acabou sendo um pouco mais complicado, pois a galera estava toda com capa de chuva”, explica.
Milky Chance
Uma novidade desta edição foi a inclusão de um nome de prestígio internacional no line-up, que não só deu mais brilho ao evento, mas também apresentou ao público brasileiro novas sonoridades. A banda alemã Milky Chance trouxe seu som único, difícil de classificar, mas sempre com a música eletrônica como base. Formada em 2012, o grupo é conhecido por sucessos como “Stolen Dance”.
Apesar das adversidades climáticas, o festival segue atraindo um público fiel e engajado. A familiaridade dos curitibanos com o clima frio e chuvoso ajudou a manter a animação. Somente no início da madrugada, muitos começaram a se render ao cansaço e foram embora, mas não sem antes aproveitar ao máximo o festival.
Line-up 2024
O line-up do Coolritiba 2024 incluiu artistas variados, como Lulu Santos, Seu Jorge, Kevin O Chris, WIU, Marina Sena, BaianaSystem, Armandinho, Poesia Acústica, Papas da Língua, Supercombo, Rubel, Tasha e Tracie, FBC, Ana Frango Elétrico, Lou Garcia, Capim Limão, Castel, Janine Mathias, Pecaos e Peci – mostrando a diversidade e a riqueza da música atual.
Leia outras notícias no HojePR.