HojePR

CURITIBA

Indiara Barbosa solicita paralisação das obras do Novo Binário Olga Balster-Nivaldo Braga

21/05/2024
indiara barbosa

O requerimento que pede a paralisação e a revisão do projeto e das obras do Novo Binário da Olga Balster-Nivaldo Braga, nos bairros Tarumã e Cajuru, apresentado pela vereadora Indiara Barbosa (Novo), foi aprovado na sessão plenária desta segunda-feira, dia 20, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

No requerimento aprovado nesta terça, a vereadora solicita a prefeitura a paralisação das obras do binário de imediato, e a realização de projetos e estudos complementares para execução de novos serviços de drenagem do córrego que cruza as ruas 21 de junho e Olga Baslter, a fim de evitar os alagamentos ao longo do trecho do novo binário.

A vereadora Indiara Barbosa, membro da comissão de Economia da Câmara, realizou uma vistoria nas obras da implantação do Novo binário Olga Balster-Nivaldo Braga, e constatou durante a fiscalização que as obras estão trazendo transtornos aos moradores, e por esse motivo decidiu solicitar a paralisação obras até que o problema dos alagamentos seja solucionado.

Os trabalhos para a implantação do novo binário entre os bairros Tarumã e Cajuru começaram em novembro de 2022, e incluem a realização de obras e intervenções nas ruas Professora Olga Balster e Professor Nivaldo Braga, paralelas que formarão o binário, e em outras cinco ruas da região, com o objetivo de melhorar o trânsito no local, para dar maior fluidez ao tráfego de veículos e melhorar o suporte do itinerário do novo Ligeirão (BRT) Leste-Oeste.

Segundo dados do município o novo binário integra as obras do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, com adequações ao itinerário e sistema viário do BRT Leste-Oeste, realizados com recursos do New Development Bank (NDB). A licitação para a obra do binário prevê orçamento de R$ 56,7 milhões, com realização de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, infraestrutura para fibra ótica, semáforos, iluminação pública e realocação de rede de distribuição urbana.

A prefeitura prevê ainda que as vias terão infraestrutura com ciclovias, acessibilidade com novas calçadas e faixas exclusivas para o transporte coletivo, com a finalidade de organizar o fluxo de veículos entre as regiões impactadas pelo itinerário do BRT Leste-Oeste, facilitando o acesso ao futuro novo Terminal Capão da Imbuia, além de ampla requalificação das vias da região.

Foto: CMC

Para mais notícias acesse HojePR.com

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *