Mais de 120 mil pessoas são esperadas nas ruas de Curitiba. Celebrações, flashmob, concurso fotográfico, arrecadação de alimentos e atendimento à população de rua são algumas das atividades programadas
A celebração de Corpus Christi em Curitiba, este ano em 30 de maio, já entrou para o calendário oficial da cidade. O evento já faz parte do calendário oficial (lei 15.219/2018), bem como do calendário oficial turístico do Estado do Paraná, através da (lei 19.466/2018). A cada ano, ainda mais pessoas se reúnem nesta grande demonstração pública de fé e solidariedade.
A programação oficial é organizada pela Arquidiocese de Curitiba, em parceria com a Associação Evangelizar é Preciso, apoio da Prefeitura Municipal, Fundação Cultural e demais órgãos estaduais e municipais.
Desde as 8h cerca de 4 mil pessoas estarão ao longo da Avenida Candido de Abreu para a montagem do tapete, que deve manter os 2 quilômetros de extensão – o maior tapete de Corpus Christi no Brasil. Serão dois palcos – um em frente à Catedral, na praça Tiradentes e outro em frente ao palácio do governo, na praça NSRA de Salette. Apresentações musicais, pregações e muita animação vão ocupar toda a grade de programação. Às 11h, está programado um gigantesco “FlashMob”, com a participação de cerca de 10 mil jovens.
Às 15h acontece a Santa Missa em frente à Catedral Metropolitana, celebrada por Dom José Antonio Peruzzo e animada por Padre Reginaldo Manzotti. Em seguida, todo o clero seguido pelos fiéis caminha em procissão, conduzindo o Santíssimo Sacramento pelos 2 quilômetros de tapete. “É um momento de grande emoção para todos que participam, pois são jovens, idosos, crianças de todos os lugares da arquidiocese unidos em torno de Cristo Eucarístico”, diz padre Juarez Rangel, coordenador geral de Corpus Christi.
O tema deste ano é “Jesus Eucarístico: pão da unidade para a paz no mundo”. “Em um momento de tantos conflitos e guerras, sabemos que o mundo precisa de paz. E nós, como católicos, sabemos que o único caminho possível é através de Jesus Cristo. Por este motivo, desejamos nos unir em oração, ou seja, em unidade, pedindo paz ao mundo todo,” diz Padre Juarez. Para representar o tema, seis cenas de teatro estão previstas, com grupos de teatro amadores, ao longo da procissão.
Dentro desta temática, haverá também o II Concurso Fotográfico de Corpus Christi. Em agosto, a premiação acontecerá na abertura da exposição, marcada para dia 15, dia mundial da fotografia, que este ano será no Shopping Mueller e depois segue itinerante pela cidade.
Novidade neste ano, a Campanha da Misericórdia pretende arrecadar 10 toneladas de alimentos – que serão destinados para as obras sociais da Cáritas Curitiba e para os atingidos pelas enchentes do Rio Grande do Sul. Serão três pontos ao longo do percurso: praças Tiradentes, 19 de dezembro e na Praça Nossa Senhora de Salette. Ainda, como nos anos anteriores, haverá partilha de refeições e escuta solidária para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Padres, diáconos e seminaristas estarão disponíveis para o atendimento.
Segundo padre Juarez, é uma festa aberta a todos. “Seja pelo seu cunho religioso, seja pela beleza dos tapetes ou pela ação solidária, todos são muito bem-vindos. Tenho certeza de que todos que participarem vão se sentir acolhidos e felizes em participar”, diz.
Programação Corpus Christi 2024 – Curitiba
* 08h – Início da montagem do tapete com a presença de Dom Peruzzo.
* 09h – Saída para os hospitais e instituições sociais com a presença de Dom Reginei Modolo.
* 14h – Momentos de louvor em frente à Catedral, na Praça Tiradentes com a presença da Irmã Ana Paula.
* 15h – Santa Missa presidida por Dom José Antonio Peruzzo e animada por Padre Reginaldo Manzotti
* 16h15 – Início da Procissão até a Praça Nossa Senhora de Salete
* 17h40 – Chegada na Praça com Bênção do Santíssimo.
* 18h – Show com Padre Reginaldo Manzotti
Foto: Marlise Groth
Leia outras notícias no HojePR.