De 21 a 30 de junho, a 41ª Oficina de Música, edição de inverno, dá o tom na cidade. E as inscrições para estudantes já estão abertas, com cerca de mil vagas distribuídas em mais de 30 atividades formativas como workshops, simpósios, encontros e palestras para músicos de todos os níveis, desde iniciantes até profissionais experientes.
As inscrições podem ser feitas pelo Guia Curitiba até dia 9 de junho, e a maioria é de graça ou com valores de, no máximo, R$ 100. Apenas cinco cursos têm seleção prévia: as classes de Canto MPB, Violão Erudito, Piano Erudito e Teatro Musical.
A Oficina de Música de Curitiba é destaca-se por sua ampla variedade de cursos e de atividades, abrangendo diferentes estilos e disciplinas musicais. “Com a nossa edição de inverno deste ano queremos consolidar ainda mais o papel da Oficina como um dos principais eventos culturais do sul do Brasil”, afirma Janete Andrade, coordenadora geral da Oficina de Música de Curitiba.
Os cursos acontecem em diversos espaços culturais da cidade: Conservatório de MPB de Curitiba, Capela Santa Maria, Casa Hoffmann, Auditório Regina Casillo, Solar da Cultura, Memorial de Curitiba, Escola de Patrimônio e Liceu das Artes, entre outros.
Cursos
Os cursos de Teatro Musical retornam com força total. Destinados a participantes com experiência prévia, as aulas cobrirão aspectos como atuação, canto e dança. Os professores deste ano incluem figuras proeminentes do teatro musical, como Ester Elias (Preparação/Técnica Vocal e Acting The Song), Thiago Rodrigues (Direção Musical e Estágio em Direção Musical), Lucas Nunes (Direção Coreográfica), Saulo Vasconcelos (Direção Geral e Estágio em Direção) e Débora Bergamo (Assistente).
O núcleo de música brasileira se destaca com cursos ministrados por nomes como Sérgio Santos (composição), Maíra Manga e Verônica Ferriani (canto), Arismar do Espírito Santo (prática e conjunto criativo), e Edmilson Capelupi (violão de 7 cordas). Haverá também palestras sobre Música e Inovação, em parceria com o Pinhão Hub, com curadoria de Luciana Pegorer.
Entre os destaques da música erudita estão o curso de Piano, ministrado pelos pianistas franceses Ludmilla Guilmault e Jean-Noël Dubois, que abordarão interpretação, técnica e iniciação musical; o curso de Violão, com o professor Gustavo Costa (USP); e o curso online de Inclusão na Arte Musical, ministrado pela especialista Viviane Louro, que tratará da inclusão de pessoas com deficiências e transtornos na arte musical.
A programação da Oficina de Música de Inverno também inclui a Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba e o III Simpósio Brasileiro de Musicologia, ambos gratuitos. “Esses eventos enriquecem a experiência musical do público e dos alunos”, destaca Janete Andrade, diretora artística da Oficina de Música de Curitiba.
A educação musical permanece como um pilar fundamental da oficina. Entre os cursos oferecidos, destacam-se os ministrados por Claudia Freixedas em flauta doce, Aglaê Frigeri em percussão, e Roberto Moura com a oficina Universo vocal: Oficina de cantos do mundo.
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Cido Marques/ FCC)