O prefeito Rafael Greca, ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel, entregou, nesta quinta-feira (27), no Parque Tanguá, os primeiros sete ônibus elétricos que passam a integrar a frota da capital.
Greca deu início efetivo ao grande programa de eletrificação do transporte coletivo, um dos pilares para tornar Curitiba ainda mais sustentável e neutra em emissões, dentro do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas (PlanClima).
São seis ônibus da marca BYD que vão atender as linhas 010-Interbairros I (horário) e 011- Interbairros I (anti-horário) e um veículo da marca Volvo, que vai operar a linha 863-Água Verde.
“Hoje faz 72 anos que desligaram os bondes elétricos que faziam a linha Praça Tiradentes-Portão. Daí veio a ideia de, no mesmo caminho dos bondes elétricos, o Jaime Lerner fazer os ônibus expressos. Era 1974. Na época, começou o sistema de transporte coletivo de Curitiba que evoluiu aos BRTs, que chegou à rede integrada metropolitana de transporte e que agora nos trouxe a esse dia”, disse Greca.
“Essa praça tão linda, que é o Parque Tanguá, é o cenário do desembarque dos ônibus elétricos. No momento, são sete. Os primeiros sete, que estão fazendo história no transporte coletivo. Curitiba é uma cidade que tem o meio ambiente como prioridade, que tem foco em reduzir o aquecimento global. Queremos que a nossa população e as próximas gerações tenham um futuro melhor”, declarou o prefeito.
Eduardo Pimentel comentou que Curitiba é conhecida por ser uma cidade sustentável, que planeja um futuro melhor.
“Essa entrega dos primeiros ônibus elétricos mostra que nossa cidade pode planejar muito bem e também sabe colocar em prática o que é planejado, com parceria e diálogo”, disse Pimentel.
Linhas contempladas
As linhas 010-Interbairros I (horário) e 011-Interbairros I (anti-horário), que juntas transportam 2,5 mil passageiros por dia e percorrem 14 bairros da capital, passam a ter uma frota 100% elétrica, com a substituição integral dos ônibus movidos a diesel pelos elétricos da BYD. A operação começa em 15 de julho, com três veículos em cada sentido.
A linha 010-Interbairros I (horário) tem trajeto de 18 quilômetros e a 011-Interbairros I (anti-horário) de 19,5 quilômetros, passando pelos bairros Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Bigorrilho, Batel, Água Verde, Rebouças, Parolin, Prado Velho, Jardim Botânico, Alto da Rua XV, Hugo Lange, Alto da Glória e Juvevê. O tempo de viagem é de 75 minutos.
Já o modelo Volvo vai operar na linha 863-Água Verde, que liga o bairro ao Centro, a partir de meados de agosto. A linha, com 13 quilômetros, transporta cerca de mil pessoas por dia e passa a ter 50% da frota elétrica.
O investimento total, realizado pelas empresas, é de R$ 23 milhões, entre veículos e infraestrutura de recarga nas garagens.
Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Para mais notícias acesse HojePR.com