Pular para o conteúdo
jaine vergopolem hojepr

A ‘perfeição’ antecede o Photoshop

12/07/2024

Você já deve ter visto fotos antigas e se perguntado como as pessoas poderiam ser tão naturalmente impecáveis, não é mesmo? A verdade é que não eram! Retocadores de fotografias da época usavam lápis de cor e tintas especiais diretamente no negativo do filme, com um movimento circular, para criar a ilusão de perfeição.

O retoque e tratamento de imagens é algo quase tão antigo quanto a própria fotografia. Filtros e editores de fotos podem parecer ‘invenções’ recentes, especialmente com o “boom” das redes sociais nos últimos anos, mas as primeiras técnicas são muito mais antigas do que se pensa. No início do século XX, artistas retocavam fotos para deixá-las incrivelmente perfeitas e passavam seu conhecimento para entusiastas da área, ensinando os conceitos mais importantes no tratamento manual de capturas.

De acordo com o livro “Complete Self-Instruction Library of Practical Photography” (Biblioteca Autoinstrutiva Completa de Fotografia Prática, em tradução livre), especialistas em remodelagem de fotos retocava os negativos fotográficos, deixando as imperfeições menos visíveis e recriando imagens exatas. Assim, as pessoas não recebiam fotos definitivas, mas sim impressões de seus negativos adequadamente revistas para dar a ideia de uma imagem real.

As técnicas consistiam no uso de estiletes ou lápis e permitiam a correção da iluminação e de inúmeros aspectos físicos do fotografado, como nariz, pescoço, olhos, boca, cabelo e pele no geral. Muitas vezes, o próprio plano de fundo era modificado para dar um ar mais puro ao material.

(Fonte: Escola Americana de Arte e Fotografia/Reprodução)

Essas edições permitiam que o modificador das fotos alterasse qualquer aspecto visível da imagem, assim como ocorre com os recursos mais recentes de programas como Photoshop ou aplicativos da categoria. Hoje, a manipulação, retoque e tratamento de imagens fazem parte do nosso cotidiano, com alguns tipos de tratamento se tornando padrão na publicidade e na moda. O quanto se deve tratar uma imagem é um assunto muito discutido e gera muitas controvérsias. Com o Photoshop, além da possibilidade de retocar a imagem, ficou muito fácil alterar a estrutura de rostos e corpos, emagrecendo e ajustando silhuetas, ou até mesmo distorcendo toda a realidade por trás da mesma.

Leia outras colunas da Jaine Vergopolem aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *