De acordo com o relatório Founders Overview, divulgado pela ACE em colaboração com B.Hub e a55, 44,6% dos empreendedores começaram suas empresas utilizando recursos próprios no Brasil. O estudo envolveu mais de 200 companhias com faturamento anual variando entre R$ 360 mil e R$ 300 milhões. A prática é conhecida como bootstrapping, termo em inglês que significa iniciar um negócio a partir de fundos limitados, sem o apoio de capital externo.
Para Rick Garcia, fundador e sócio-diretor da MAVERICK 360, agência bootstrapping que desde 2014 atua em formato 100% remoto e atende a grandes players do mercado nacional e internacional, a principal vantagem desse modelo é o controle total. “Assim, decisões estratégicas podem ser tomadas rapidamente, sem a necessidade de aprovação de terceiros. Longe de pressões externas, podemos crescer no nosso tempo, com mais segurança, realizando ajustes quando necessário. Isso está alinhado também à nossa cultura, que carrega a liberdade como um dos principais valores da empresa”, explica.
Com essa mentalidade voltada à rentabilidade e sustentabilidade desde o início, é possível desenvolver uma base financeira mais sólida a longo prazo. Para Fabíola Cottet, sócia-diretora da MAVERICK 360, a abordagem é desafiadora, mas gratificante. “Apesar dos recursos limitados na abertura da agência, com dedicação e planejamento, hoje contamos com colaboradores em sete estados do Brasil e no exterior. Com disciplina financeira, foco e criatividade, conseguimos atingir grandes resultados. Em apenas 10 anos, já atendemos clientes nos EUA, Canadá, Reino Unido, Portugal, Itália, Coreia do Sul, Austrália e continuamos em expansão. Acompanhar o crescimento da empresa é recompensador”, completa.
Mesmo havendo limitações, a decisão implica em menor risco financeiro, evitando o endividamento e o pagamento de juros altos associados a empréstimos bancários, por exemplo. Além disso, outra prática comum para levantar recursos no mercado é a venda de parte do capital acionário da empresa, o que pode acarretar na redução e diluição da participação acionária dos fundadores e sócios majoritários.
Já entre as desvantagens, estão o risco pessoal, a verba limitada e as dificuldades na escalabilidade, pois a capacidade de escalar o negócio pode ser restringida pela falta de fundos para investimentos em marketing, infraestrutura ou contratação de novos funcionários, entre outros.
Sobre a MAVERICK 360
A MAVERICK 360 é uma agência digital que oferece soluções em Branding, Assessoria de Imprensa, Marketing on e off e In-house. A empresa é especializada no atendimento a áreas complexas ou regulamentadas. Fornece um diagnóstico integrado de comunicação a todos os seus clientes, com a personalização dos serviços prestados. Desde 2014, ano em que foi fundada, o modelo de trabalho é 100% digital, sob o conceito remote first, com profissionais espalhados por diversas partes do mundo e dedicados a desenvolver projetos criativos, exclusivos e de alta performance. O cumprimento de prazos é um compromisso assumido, com 80% das entregas realizadas antecipadamente e o restante inteiramente dentro dos prazos acordados. A agência conta com a expertise de seus sócios-diretores, o publicitário Rick Garcia e a jornalista Fabíola Cottet, que possuem mais de 18 anos de experiência em comunicação estratégica e corporativa.
Leia outras notícias no HojePR.