O instituto Radar Inteligência divulgou, nesta sexta-feira (12), uma nova pesquisa sobre a corrida eleitoral em Ponta Grossa. A deputada Mabel Canto (PSDB) aparece na frente, com 33,1% das intenções de voto, seguida do deputado Marcelo Rangel (PSD), com 27,7%. De acordo com a margem de erro de 4 pontos, os dois candidatos estão em empate técnico. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo D’Ponta, do empresário João Barbiero.
O levantamento da Radar mostra que dificilmente a atual prefeita, Elizabeth Schmidt, conseguirá a reeleição. Ela aparece em terceiro, com apenas 13,8% dos votos. O deputado federal Aliel Machado é o quarto, com 11%. Os demais candidatos juntos fazem 3,5% dos votos.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes ao entrevistado, a situação se inverte. Rangel teria 8,7% dos votos e Mabel Canto 8,5%. Elizabeth Schmidt aparece em terceiro, com 6%, seguida de Aliel Machado, com 1,7%.
Segundo Turno
Em um cenário de segundo turno entre Mabel Canto e Marcelo Rangel, a deputada tucana venceria a eleição em Ponta Grossa com 51,5% dos votos. Rangel teria 42,3% dos votos.
A diferença seria ainda maior se o adversário de Mabel Canto fosse o deputado federal Aliel Machado. Canto teria 61,9% dos votos contra 25,3% de Aliel.
Se o segundo turno fosse disputado por Marcelo Rangel e Aliel Machado, o ex-prefeito venceria o deputado do Partido Verde com 51% dos votos, contra 36,3 de Aliel.
Expectativa de vitória
A Radar perguntou ao eleitor pontagrossense quem ele acha que vai ganhar a eleição independente do seu voto. Nesse cenário, o deputado Marcelo Rangel aparece com 37,1%, bem a frente da deputada Mabel Canto, com 23,3%.
A prefeita Elizabeth Schmidt aparece novamente em terceiro, com apenas 12% de expectativa de vitória, seguida de Aliel Machado, com 6,3%.
Metodologia
A Radar Inteligência entrevistou presencialmente 600 eleitores entre os dias 8 e 10 de julho de 2024. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95,5% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número PR-08101/2024.
Leia outras notícias no HojePR.