A pesquisa Radar Inteligência sobre a corrida eleitoral em Ponta Grossa, divulgada nesta sexta-feira (12), teve um efeito devastador na campanha de reeleição da prefeita Elizabeth Schmidt. Além de perder em todos os cenários para Mabel Canto e Marcelo Rangel, é a candidata mais rejeitada da eleição pontagrossense.
Segundo a pesquisa, contratada pelo grupo D’Ponta, do empresário João Barbiero, 28,6% dos eleitores de Ponta Grossa não jamais votariam na prefeita Elizabeth Schmidt. Seus principais adversários – Marcelo Rangel e Mabel Canto – têm 16% e 6,8% de rejeição, respectivamente.
Curiosamente, a maior rejeição da atual prefeita foi registrada no eleitorado feminino. 33% das mulheres entrevistadas não quer a reeleição de Schmidt.
A candidatura de reeleição da atual prefeita não decola em nenhum cenário pesquisado. Na espontânea, quando não são indicados nomes ao entrevistado, ela aparece em terceiro, com 6% das intenções de voto. Marcelo Rangel tem 8,7% e Mabel Canto 8,5%.
A situação da prefeita piora na pesquisa estimulada. Ela aparece com parcos 13,8% das intenções de voto, bem distante dos seus adversários. Mabel Canto tem 33,1% e Marcelo Rangel 27,7%.
Levando em conta a margem de erro de 4 pontos, Schmidt pode estar em quarto, atrás do deputado Aliel Machado, que tem 11% das intenções de voto.
Outro balde de água fria da campanha de Elizabeth Schmidt está na expectativa de voto do eleitor pontagrossense. Apenas 12% dos entrevistados acha que a prefeita pode se reeleger, independente do seu voto.
Segundo turno
O desastre causado pela pesquisa da Radar na campanha da prefeita Elizabeth Schmidt fica mais evidente quando o instituto avalia a performance dela em cenários de segundo turno. Nem do deputado Aliel Machado ela ganharia. Segundo o levantamento, em uma disputa com o parlamentar do Partido Verde, Elizabeth receberia 42,7% dos votos e Aliel 43,8%.
Se o adversário fosse o deputado Marcelo Rangel, a surra seria maior. Rangel venceria a eleição facilmente com 53% dos votos contra 27,7% de Elizabeth.
O vexame maior seria, no entanto, se a atual prefeita conseguisse encarar a deputada Mabel Canto. Quase 60% (59,3%) dos eleitores dariam a vitória à parlamentar tucana, contra parcos 32,5% de Elizabeth.
Metodologia
A Radar Inteligência entrevistou presencialmente 600 eleitores entre os dias 8 e 10 de julho de 2024. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95,5% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número PR-08101/2024.
Leia outras notícias no HojePR.