Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético tornou-se notícia por todo o mundo, abrangendo países europeus, americanos e até mesmo o Brasil. O incidente pode se tornar uma das maiores panes do tipo da história, segundo especialistas.
Algumas perguntas foram levantadas em relação ao incidente, que causou preocupações e dúvidas pelo mundo.
O que é apagão cibernético?
Apagão cibernético é uma falha generalizada em sistemas de tecnologia que causa algum tipo de problema de grandes proporções em diferentes setores da sociedade. No passado, apagões no WhatsApp e no Google já geraram transtornos globais.
No caso desta sexta (19), trata-se de uma falha em um software da empresa de cibersegurança CrowdStrike feito para programas da Microsoft, o que gerou repercussões técnicas e culminou em problemas para setores que vão desde a aviação até o mercado financeiro e as telecomunicações.
O que é a CrowdStrike?
A CrowdStrike é uma empresa fundada em 2012 que tem por meta proteger companhias de ataques virtuais. A ideia é evitar que pragas e ataque digitais alcancem redes privadas, guardando informações que estão na “nuvem” (nome dado a grandes servidores e centros de dados de terceiros). Em outras palavras, a CrowdStrike zela pela segurança de dados de companhias e empresas pelo mundo. Ela presta serviços para a Microsoft, como o software que apresentou falhas nesta sexta.
Os fundadores da companhia são George Kurtz e Dmitri Alperovitch, ambos ex-funcionários da rival McAfee. Em junho do ano de 2019, a empresa estreou na Bolsa de Nova York.
Em uma publicação no X, antigo Twitter, George Kurtz, presidente da CrowdStrike, declarou estar empenhado em oferecer apoio aos afetados e informou que o apagão envolve somente o sistema operacional Windows – ou seja, donos de Macs e Linux não foram impactados.
A empresa foi contratada em 2016 pelo Comitê Democrata Nacional para investigar um vazamento de dados do partido. A companhia concluiu, na ocasião, que os sistemas foram violados por dois hackers da Rússia.
O que causou o problema do apagão cibernético?
Segundo Kurtz, o software passou por uma interrupção em seus serviços devido a uma atualização do sistema da companhia.
Um alerta enviado pela companhia informou que o problema se deu no software conhecido como Falcon e causou impactos no Azure, plataforma de computação em nuvem responsável pelo armazenamento de dados.
Imagem: Gerado com IA ∙ 19 de julho de 2024 às 7:06 PM
Leia mais notícias sobre o apagão cibernético no HojePR