Independente das tendências culinárias cíclicas, uma comida que nunca sai de moda é aquela comida saudável, bem feita e bem temperada, o que eu chamo de “comida de vó” ou, como chamam agora, comfort food. E ela é comida de vó porque remete à infância, à casa da vó, sempre quentinha e acolhedora e, como o próprio nome diz, confortável.
E o que é comida confortável?
Simples, é aquela que conforta você. É aquela comida que te dá conforto emocional quando você come depois de um dia super estressante ou que te deixou chateado (a). Por isso são comidas ligadas à nossa infância, a lugares, pessoas ou momentos que nos fizeram sentir bem e que associamos positivamente a uma comida. Resumindo, é uma comida que não satisfaz apenas nossas papilas gustativas, mas todos os nossos sentidos.
E a receita que eu trago hoje é de uma das minhas comfort foods favoritas. Para mim tem cheiro, visual e gosto de casa de vó. Nesse caso, a avó da minha filha e dos meus sobrinhos: minha mãe. É dela que me lembro fazendo esse prato na cozinha da casa da chácara dos meus pais, ali em Quatro Barras. Toda a família reunida na cozinha: pai, mãe, filhas, genros e netos ajudando na preparação do almoço de família – que na minha casa era geralmente aos sábados e não domingos – com as crianças brincando pela chácara e a balbúrdia típica de família. Apesar de ter origem portuguesa e com bem pouca base italiana, nesses momentos a casa parecia mais um cortiço italiano com todos falando ao mesmo tempo, rindo e brincando uns com os outros.
São lembranças que valorizo muito, principalmente porque uma parte da família hoje mora, literalmente, do outro lado do mundo, lá na Austrália. Mas tenho certeza que eles também recordam com carinho desses momentos passados naquela cozinha, ao lado do fogão à lenha, aceso o dia todo, desde cedinho, e todos cozinhando juntos. O cheiro do rocambole de carne, do bacon, arroz e purê de batatas perfumando a casa. E quem não tem lembranças assim, não é mesmo? Vamos à receita!
Rocambole de Carne Com Bacon
► Ingredientes
(serve 4 a 6 pessoas)
• 1 kg de patinho limpo moído 1 vez só
• 1 envelope de sopa de cebola
• 1 ovo
• 1 colher (sopa) de maionese
• 300 gr de queijo mussarela fatiado
• 300 gr de presunto fatiado
• 1 ovo cozido fatiado
• 1 cenoura cortada a julienne (tirinhas finas)
• azeitonas picadas a gosto
• fatias de bacon fatiados – o quanto baste (nessa receita usei 11 fatias, o total de 1 pacote)
► Preparo
Numa tigela grande coloque a carne moída, a maionese, o ovo e a sopa de cebola e amasse até obter uma massa homogênea.
Abra a massa sobre uma folha de plástico filme com o rolo ou com a mão.
Recheie com as fatias de queijo, intercalando com as fatias de presunto. Coloque por cima o ovo fatiado, a cenoura e as azeitonas.
Enrole feito rocambole com a ajuda do plástico filme, fechando bem as extremidades para não vazar.
Cubra com as fatias de bacon e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por cerca de 40 minutos ou até o bacon estar dourado.
Sirva com arroz branco, purê de batatas e salada.
Aproveite essa receita e crie memórias e nos conte a receita da sua comfort food favorita e que memórias ela te traz.
Confira outras colunas da Gabriela Barreto. Clique aqui.
Dúvidas e sugestões para a coluna: [email protected]