No atual cenário altamente competitivo e tecnológico, o conceito de branding se torna cada vez mais relevante para as empresas de tecnologia, sendo uma estratégia que deve ir muito além de apenas conquista de leads, focando na construção e fortalecimento da imagem corporativa, na geração de confiança no mercado e no estabelecimento de uma conexão duradoura com o público-alvo. Para isso, é fundamental aplicar uma estratégia de marketing que vá além da simples geração de leads, e leve em consideração todos os aspectos que envolvem a construção da marca.
Segundo o consultor de marketing e palestrante, Gabriel Pianaro, o branding é um conjunto de ações estratégicas que têm como objetivo estabelecer uma identidade forte e consistente para a marca, transmitindo os valores e a proposta de valor da empresa de forma clara e atrativa para o público-alvo. “Para as empresas de tecnologia, essa estratégia se torna ainda mais importante, pois a confiança e a reputação estão no centro das decisões de compra neste setor altamente competitivo. Ao construir uma identidade sólida, comunicar de forma consistente os valores e promover uma conexão emocional com o público-alvo, essas empresas estarão um passo à frente na conquista de clientes fiéis e duradouros”, explica.
Gabriel reforça que o branding é uma jornada contínua, sem um fim definido, que deve estar intrinsecamente ligado a todos os objetivos e áreas da empresa. “A gestão da marca começa de dentro para fora, sendo que o envolvimento e entusiasmo dos colaboradores são fundamentais para o sucesso do branding, uma vez que eles são os embaixadores da empresa e têm o poder de transmitir a mensagem da marca com autenticidade e convicção. Quando os colaboradores estão verdadeiramente engajados e alinhados com os valores e propósito da marca, isso se reflete no atendimento ao cliente, na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e em todas as interações com o público”, explica o consultor.
10 etapas-chave para a construção de uma estratégia de branding eficaz para empresas de tecnologia:
1. Propósito e valores: definir uma missão clara, valores que orientem as ações da empresa e um propósito que vá além dos produtos ou serviços oferecidos. Isso ajudará a estabelecer uma identidade sólida e a conquistar a confiança dos consumidores.
2. Identidade visual: desenvolver uma identidade visual que reflita a personalidade da marca, como o logotipo, cores, tipografia e elementos visuais. Esses elementos devem ser consistentes em todas as plataformas e materiais de comunicação.
3. Mensagem de marca: criar uma mensagem de marca clara e convincente, que comunique os valores, diferenciais e benefícios da empresa de forma consistente em todos os canais de comunicação.
4. Posicionamento de mercado: identificar o mercado-alvo e definir uma proposta de valor única que destaque a empresa em relação à concorrência. Isso ajudará a posicionar a marca de forma estratégica e a se destacar no mercado.
5. Persona: identificar personas com base em pesquisas e dados demográficos, comportamentais e psicográficos. Isso auxiliará na personalização das mensagens e estratégias de comunicação.
6. Comunicação integrada: garantir uma comunicação consistente e integrada em todos os canais de marketing, incluindo site, redes sociais, materiais impressos, eventos e outros pontos de contato com o público-alvo.
7. Conteúdo relevante + assessoria de imprensa: produzir e compartilhar conteúdo relevante que agregue valor ao público-alvo, posicionando a empresa como uma autoridade no assunto. Além disso, investir em assessoria de imprensa para ampliar a visibilidade da marca.
8. Networking e prêmios: participar de eventos do setor, estabelecer parcerias estratégicas e buscar reconhecimento por meio de prêmios e distinções. Essas ações fortalecem a imagem da empresa e reforçam sua reputação no mercado.
9. Diversidade e inclusão: ser consciente da importância da diversidade e inclusão em todos os aspectos da empresa e comunicar essa postura de forma consistente. Valorizar a diversidade traz benefícios tanto internos quanto externos para a marca.
10. Presença on e off: ter uma presença ativa tanto online quanto offline, adaptando-se aos canais de comunicação preferidos pelo público-alvo. Isso inclui o investimento em marketing digital, participação em eventos do setor e outras ações de networking.
Gabriel Pianaro (@gabrielpianaro) é palestrante, mentor e conselheiro de marketing com mais de 25 anos de atuação em estratégias de marketing e vendas. Colunista, conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR, onde também é Co-coordenador do Business Connect, atua também como Conselheiro da Gran Faculdade e como colaborador na Nexcore.
Leia outras no HojePR.