“Aprendi que a política só tem razão de existir se for para trazer dignidade e qualidade de vida para as pessoas”. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Alexandre Curi (PSD), que preside a Assembleia Legislativa do Paraná, em recente encontro com estudantes e lideranças. “É nas cidades que as pessoas vivem e é lá que os investimentos devem acontecer”, considera ele.
Na avaliação de Curi, é fundamental oferecer aos prefeitos e gestores municipais os recursos necessários para que as cidades tenham infraestrutura adequada e serviços eficientes de educação, saúde e segurança, por exemplo. “Felizmente, o Paraná de hoje vive um momento de harmonia política que envolve prefeitos e lideranças políticas locais, o legislativo e o governo estadual. E isso tem dado resultados significativos para os paranaenses”, avalia o deputado.
Ele aponta que o municipalismo é uma característica tanto no Legislativo quanto no Executivo. “Isso se comprova pelas boas parcerias que estamos fazendo com o governo. A economia de recursos da Assembleia, que vai chegar a R$ 500 milhões neste ano, será integramente investida nas nossas cidades, em pavimentação, creches e outras melhorias”, explica Curi. “Independente do porte, todos os municípios são beneficiados”.
Transparência
Alexandre Curi enfatiza outra particularidade do legislativo neste momento, que é a aproximação com a sociedade para envolver a todos no debate sobre as demandas de cidades e regiões, por meio do programa Assembleia Itinerante. “Esta é uma ação que torna a interação transparente. As pessoas podem reivindicar e os parlamentares tem oportunidade de conhecer melhor as necessidades de cada canto do Paraná”, explica.
Nesta semana, Curi recebeu o secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia, e sua equipe para tratar justamente de projetos que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses. Além de questões sobre orçamento e o Plano Plurianual (PPA), um dos temas do encontro foi a pesquisa que o Ipardes está realizando para traçar um perfil da população do Paraná. Serão 60 mil entrevistas.
“De forma inédita e inovadora, o Paraná vai traçar um perfil da nossa população. Os dados servirão de base para a adoção e aperfeiçoamento de políticas públicas. Este levantamento também vai identificar potencialidades regionais e pode ser usado pela iniciativa privada para programar investimentos e novos negócios, conforme a dinâmica econômica de cada região”, informa Curi.
Leia outras notícias no HojePR.