Pular para o conteúdo
FILMES E SÉRIES

A uma semana do Oscar, um guia dos melhores filmes indicados para ver no cinema e no streaming

21/02/2025

estadão

Após uma das temporadas de premiações cinematográficas mais intensas da história, o Oscar finalmente está prestes a acontecer. A cerimônia ocorre no dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles, e promete inúmeras emoções.

Longas como Anora, Conclave, O Brutalista, Emilia Pérez, A Substância e Wicked concorrem as principais categorias da noite. No Brasil, a torcida é para que Ainda Estou Aqui vença os três prêmios que disputa — Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz.

Quase todos os longas que disputam as principais categorias já estrearam no Brasil, seja no cinema ou no streaming. Faltando apenas uma semana para o Oscar, esse é o melhor momento para maratonar as obras que ainda não foram vistas.

O Estadão separou onde assistir cada um dos longas e também relembrou o que fez com que cada uma das obras ganhasse o destaque necessário para concorrer ao maior prêmio da indústria cinematográfica. Veja mais:

Confira onde assistir aos indicados a Melhor Filme do Oscar 2025:

Anora

  • Sinopse: A jovem stripper Anora (Mikey Madison) conhece o filho de um oligarca russo e engata um improvável romance. Após um casamento impulsivo em Los Angeles, a família de Ivan Zakharov (Mark Eydelshteyn) retorna para os Estados Unidos com um único objetivo — anular a união entre o casal.
  • Por que assistir: O novo filme de Sean Baker, que dirigiu Projeto Flórida e Red Rocket, é um conto de fadas às avessas. O longa, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes, subverte a história da Cinderela para falar sobre as falhas do Sonho Americano.
  • Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.
  • Indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.

O Brutalista

  • Sinopse: Em 1947, o arquiteto húngaro László Toth (Adrien Brody) foge da devastação da Segunda Guerra Mundial e encontra um novo lar nos Estados Unidos. Ao lado da esposa Erzsébet (Felicity Jones), ele busca reconstruir sua carreira e se firmar como um dos mais importantes arquitetos do seu tempo. Seu novo país, no entanto, esconde inúmeros desafios.
  • Por que assistir: Tal qual as construções desenhadas por seu protagonista, O Brutalista é monumental. Com 3h30 de duração, o longa explora a história da imigração judaica nos Estados Unidos e reflete sobre a ambição desmedida de reconstrução presente no mundo da arte.
  • Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.
  • Indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia e Melhor Edição.

Um Completo Desconhecido

  • Sinopse: A cinebiografia de Bob Dylan (Timothée Chalamet) acompanha a ascensão meteórica do músico durante a década de 1960 em Nova York. Entre a pressão da mídia e dos fãs, o longa narra a jornada musical e pessoal de um dos poetas mais populares do último século.
  • Por que assistir: Além de conter uma das melhores atuações da carreira de Timothée Chalamet, o filme dirigido por James Mangold revista momentos icônicos da cena musical norte-americana. E, é claro, a obra também está recheada das melhores canções de Dylan.
  • Onde assistir: Estreia nos cinemas brasileiros em 27 de fevereiro.
  • Indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Som e Melhor Figurino.

Conclave

  • Sinopse: Após a morte do Papa, cabe ao cardeal Lawrence (Ralph Fiennes) organizar a eleição que elegerá o próximo líder da Igreja Católica. Os corredores do Vaticano, no entanto, estão repletos de segredos e mentiras que ameaçam a própria fundação da Igreja. Entre os postulantes ao trono, haverá algum sacerdote digno de assumir o posto mais cobiçado do mundo religioso?
  • Por que assistir: O longa, dirigido por Edward Berger, explora a humanidade nem sempre santa dos homens que se dizem os mais próximos de Deus. Com uma reflexão sobre fé, tradição e costumes, a obra venceu o Bafta de Melhor Filme e é um dos favoritos à principal categoria do Oscar.
  • Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.
  • Indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Produção, Melhor Figurino e Melhor Edição.

Duna: Parte Dois

  • Sinopse: Na segunda parte do épico de ficção científica baseado nos livros de Frank Herbert, Paul Atreides (Timothée Chalamet) organiza a sua vingança contra a família Harkonnen. Ao se aliar com os Fremen, o povo nativo do planeta Arrakis, o herdeiro da casa Atreides se depara com uma escolha — o amor de sua vida ou o destino do universo.
  • Por que assistir: Se a primeira parte da saga dirigida por Denis Villeneuve deixou a desejar, o segundo capítulo de Duna entrega uma experiência incrível do início ao fim. Com efeitos visuais impressionantes, a adaptação do clássico da literatura honra o material original, mas faz adaptações inteligentes e necessárias.
  • Onde assistir: Disponível no streaming Max. Voltará aos cinemas brasileiros em 27 de fevereiro.
  • Indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Som, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais.

Emilia Pérez

  • Sinopse: Cansada de uma carreira encobertando crimes, a advogada Rita (Zoe Saldana) aceita a proposta de um poderoso chefe do cartel mexicano — auxiliá-lo em sua transição de gênero. Após as cirurgias, Emilia Pérez (Karla Sofía Gascón) finge sua morte e foge do México. A saudade da família, no entanto, faz a ex-criminosa colocar tudo a perder.
  • Por que assistir: Apesar das polêmicas recentes do filme, Emilia Pérez é o “queridinho” dos críticos em 2025. O longa recebeu 13 indicações para o Oscar, o maior número da atual edição. A obra ainda conta com a direção de Jacques Audiard, um dos grandes nomes do cinema francês da atualidade, e a atuação de Zoë Saldaña, que ganhou os principais prêmios da temporada por sua atuação.
  • Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.
  • Indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Som, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e Cabelo e Melhor Edição.

Ainda Estou Aqui

  • Sinopse: A vida da família Paiva é destruída quando o ex-deputado federal Rubens Paiva (Selton Mello) é raptado pelo regime militar brasileiro. Sem ideia do que aconteceu com o seu marido, cabe a Eunice Paiva (Fernanda Torres) manter sua família unida e lutar pelo esclarecimento do sumiço de seu companheiro.
  • Por que assistir: Pela primeira vez na história do Brasil, um longa nacional foi indicado ao prêmio de Melhor Filme no Oscar. A obra, dirigida por Walter Salles, também é a quinta produção nacional mais vista na história do País. Ao adaptar o livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme recorda um dos períodos mais tristes do Brasil, mas também relembra aqueles que lutaram pelo fim da Ditadura Militar.
  • Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.
  • Indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional.

Nickel Boys

  • Sinopse: Baseado no livro de Colson Whitehead, o longa narra a história de dois adolescentes negros — Elwood (Ethan Herisse) e Turner (Brandon Wilson) — que estão sob sob custódia de um reformatório juvenil na Flórida durante a década de 1960. No auge da luta pelos dos Direitos Civis, uma amizade se forma entre os garotos, que têm de sobreviver ao tratamento racista que sofrem na instituição.
  • Por que assistir: Filmado em primeira pessoa, o longa de RaMell Ross apresenta um retrato sensível de masculinidades negras, mas brutal do racismo presente nos Estados Unidos. Apesar de não ter tido grande destaque nas premiações da temporada, a história comovente é apresentada de forma única e visualmente distinta.
  • Onde assistir: Estreia no Prime Video em 27 de fevereiro.
  • Indicado nas categorias: Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.

A Substância

  • Sinopse: Após ser demitida de um programa de televisão por conta de sua idade, a apresentadora Elisabeth Sparkle (Demi Moore) opta por tomar uma substância misteriosa que promete lhe transformar em uma versão aprimorada de si. Com o surgimento da sua versão mais jovem, Sue (Margaret Qualley), as duas devem encontrar o balanço entre fama e identidade.
  • Por que assistir: Longas de terror não costumam ter muito sucesso no Oscar, mas o horror corporal de Coralie Fargeat parece destinado a mudar essa máxima. O filme vem sendo premiado ao longo de toda a temporada e chega como favorito na categoria de Melhor Atriz. Ao abordar o etarismo e a pressão estética sofrida por mulheres em Hollywood, a obra oferece um terror social profundo.
  • Onde assistir: Disponível na plataforma Mubi.
  • Indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original e Melhor Maquiagem e Cabelo.

Wicked

  • Sinopse: Em Oz, a jovem Elphaba (Cynthia Erivo) enfrenta todo tipo de preconceito por conta de sua pele verde. Ao se juntar à Universidade de Shiz, a bruxa deve lidar com sua companheira de quarto Galinda (Ariana Grande) e lutar contra uma maldição que parece silenciar todos os animais falantes do mundo.
  • Por que assistir: Um dos maiores sucessos da Broadway, Wicked é um espetáculo. Além das músicas que consagraram o musical, a atuação de Erivo e Grande são os grandes destaques da produção. Ao dividir a peça original em duas partes, o primeiro capítulo consegue explorar com maior atenção a origem da história.
  • Onde assistir: Disponível para aluguel nas plataformas digitais.
  • Indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Design de Produção, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Figurino, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais.

A Verdadeira Dor

  • Sinopse: Após a morte da avó, os primos David (Jesse Eisenberg) e Benji (Kieran Culkin) viajam até a Polônia para homenageá-la. Ao explorar sua herança judaica e as dores do holocausto, os dois entram em conflito e antigas tensões familiares ressurgem.
  • Por que assistir: A atuação de Kieran Culkin é o ponto alto do longa e é pouco provável que o ator de Succession não leve o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para casa. Por trás do caótico Benji, no entanto, há uma bela reflexão sobre família, saúde mental e pertencimento.
  • Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.
  • Indicado nas categorias: Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Original.

Sing Sing

  • Sinopse: Após ser preso de forma injusta, Divine G. (Colman Domingo) se junta à um grupo de teatro na cadeia. Aos poucos, os detentos vão se acostumando uns com os outros e criando laços afetivos genuínos e poderosos. Quando um novo prisioneiro chega ao local, o grupo decide se desafiar e optar por encenar uma comédia. No processo, eles encontram um caminho para a reconciliação com os outros e com si mesmo.
  • Por que assistir: Inspirado em uma história real, o longa de Greg Kwedar usa atores que já foram encarcerados para demonstrar o poder transformador do teatro e da arte.
  • Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.
  • Indicado nas categorias: Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original.

O Aprendiz

  • Sinopse: Antes de se tornar o Presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump (Sebastian Stan) já foi um poderoso, embora jovem e imprudente, empresário em Nova York. O longa conta a história da ascensão caótica de Trump e do método ordenado que, mais tarde, o levaria à Casa Branca.
  • Por que assistir: O filme de Ali Abbasi investiga a dinâmica de poder estabelecida por Donald J. Trump ao longo de suas primeiras décadas como empresário, criando um retrato honesto, mas crítico, do homem que implodiu a política norte-americana.
  • Onde assistir: Disponível para aluguel nas plataformas digitais.
  • Indicado nas categorias: Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante.

Flow

  • Sinopse: Após uma inundação apocalíptica que parece ter destruído o mundo como conhecíamos, um Gato se vê solitário. Buscando sobreviver, ele encontra um barco onde outras espécies de animais habitam e deve superar as dificuldades de convivência para viver em harmonia.
  • Por que assistir: Sem uma única fala ao longo de sua narrativa, o longa letão nos apresenta uma reflexão sobre as crises ambientais que assolam o mundo. A animação é bela e não busca antropomorfizar os animais, pelo contrário — aposta no comportamento natural dos bichos para encantar.
  • Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.
  • Indicado nas categorias: Melhor Filme Internacional e Melhor Animação.

Nosferatu

  • Sinopse: Na narrativa, acompanhamos a história de Ellen Hutter (Lily-Rose Depp), uma jovem melancólica que é acometida por horríveis pesadelos e crises de sonambulismo. Quando o seu marido, o vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult), parte em uma viagem para vender uma propriedade para um misterioso nobre da Transilvânia, um mal milenar desperta e passa a assombrar o casal.
  • Por que assistir: Robert Eggers reimagina o filme original de 1922, mas opta por uma nova abordagem: mais realista, mais crua e mais aterrorizante. Parte história de terror, parte conto de fadas macabro, a obra recria a imagem aterrorizante de um dos monstros mais famosos da história do cinema.
  • Onde assistir: Disponível para aluguel nas plataformas digitais.
  • Indicado nas categorias: Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e Cabelo e Melhor Figurino.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *