Segundo a pesquisa realizada em 2022 pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking internacional de cirurgias plásticas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e contabilizando mais de 1 milhão de cirurgias realizadas no ano.
Para o cirurgião plástico, Luciano Grisotto, a busca pela promoção da autoestima e de um corpo esteticamente agradável, tem levado muitas pessoas a considerarem procedimentos cirúrgicos para melhorar a aparência corporal, assim como a tecnologia da medicina estética vem buscando soluções cada vez mais inovadoras. “Estar atento aos avanços tecnológicos é fundamental para que os profissionais fiquem atualizados com as principais tendências do mercado e possam, desta forma, atender as preferências dos pacientes e oferecer opções e resultados mais satisfatórios e com recuperação mais rápida. Entre as opções mais comuns atualmente, temos a abdominoplastia, a lipoaspiração e a lipo HD, sendo que nos três casos há muita confusão sobre suas diferenças e instruções adequadas para cada caso”, conta.
Luciano explica que, embora os procedimentos possam parecer semelhantes uma vez que todos visam algum tipo de melhora no contorno e definição corporal, eles têm objetivos distintos. “Os procedimentos que causam maior confusão entre si são a lipoaspiração e a lipo HD, uma vez que ambos os casos têm como objetivo reduzir a gordura localizada. Porém a lipoaspiração visa a retirada de excesso de gordura, oferecendo como resultado, um contorno corporal mais harmônico e sem “pneuzinhos”. Já a lipo HD é um procedimento que exige uma expertise diferenciada, pois é um procedimento que realiza uma lipoaspiração de alta definição, com objetivo de salientar a musculatura corporal”, explica.
Outro procedimento que gera dúvida é a abdominoplastia, que Luciano explica ser um procedimento realizado com o objetivo de reconstruir a região abdominal. “A abdominoplastia é indicada, geralmente, para casos em que houve grande perda de peso, ou para mulheres que passaram por gestação e tiveram diástase abdominal. Nesse procedimento o cirurgião irá corrigir problemas referentes ao excesso de pele, acúmulo de gordura localizada e reposicionamento dos músculos que sofreram diástase”, conta o médico.
Diferenças entre abdominoplastia, lipoaspiração e lipo HD
Abdominoplastia
A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que visa remodelar o abdômen, removendo o excesso de pele e gordura e restaurando a musculatura enfraquecida. “É uma cirurgia indicada para pessoas que apresentam flacidez de pele e dos músculos abdominais, geralmente causada por perda de peso significativa, gravidez ou envelhecimento. A cirurgia envolve a remoção do excesso de pele, a plicatura dos músculos abdominais para fortalecê-los e o reposicionamento do umbigo. A abdominoplastia resulta em um abdômen mais firme e tonificado, proporcionando uma aparência mais rejuvenescida”, explica Luciano.
Lipoaspiração
A lipoaspiração é um procedimento minimamente invasivo que tem como objetivo remover o excesso de gordura localizada em determinadas áreas do corpo, incluindo o abdômen. “É indicado para pessoas que apresentam depósitos de gordura resistentes à dieta e exercícios físicos, mas que possuem uma boa elasticidade da pele. Durante o procedimento, um pequeno tubo é inserido através de pequenas incisões na pele para aspirar a gordura acumulada. A lipoaspiração resulta em uma redução do volume e contorno corporal mais harmonioso.”, conta o médico.
Lipo HD
A lipo HD, também conhecida como lipoescultura de alta definição, é um procedimento avançado que visa esculpir e definir os contornos corporais. “É indicado para pessoas que desejam um abdômen atlético, com músculos definidos e contornos mais acentuados. Nesse procedimento, além da remoção de gordura localizada, é realizada a lipoaspiração seletiva ao redor dos músculos abdominais, ressaltando suas linhas e dando um aspecto mais atlético. A lipo HD é uma técnica mais complexa e requer um complexo especializado para obter resultados precisos”, explica Luciano.
Luciano Grisotto (CRM/PR – 35588) é cirurgião plástico, graduado pela PUC-PR e com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica na UNIFESP, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e especialista em cirurgia estética e reconstrutora. Por meio da cirurgia estética, Luciano proporciona autoestima e qualidade de vida aos seus pacientes, sempre levando a questão da segurança como um dos critérios mais importantes.
Leia outras notícias no HojePR.