A Academia Alfredo Andersen, espaço anexo ao Museu Casa, abre nesta quinta-feira (18), às 19h, na Sala Anna de Oliveira, a exposição “Eu e o Mundo”, com curadoria de Uiara Bartira. Em cartaz até 30 de maio, a mostra reúne o trabalho de nove artistas mulheres e seus questionamentos sobre o gênero na arte contemporânea.
Adriana Vintem, Angela Muggiati, Daniela Veronesi, Francinete Alberton, Loirí Vechio, Marli Thomaz, Nelma Takeuti, Silvia Serbena e VeraLu repensam a relação individual com o mundo, o gênero e a arte em si, reimaginando a própria identidade e lugar no mundo contemporâneo. Inspiradas pelos movimentos artísticos do século 20, as artistas exploram o afresco como técnica principal.
As produções são resultados de encontros e pesquisas baseadas na história da arte figurativa, orientados pela curadora. Durante os encontros, o grupo trabalhou com referências de grandes nomes da arte contemporânea e com movimentos executados por modelos vivos.
Ao analisarem a obra “Les Demoiselles d’Avignon”, ou “As Senhoritas de Avignon”, de Pablo Picasso, por exemplo, surgiu um desafio: o modelo vivo disponível para a sessão era masculino. Enquanto mentora, Uiara aproveitou a situação e propôs ao coletivo a dualidade do masculino e feminino como tema, iniciando o diálogo sobre questões de identidade.
As influências levaram as artistas a refletir como o gênero é historicamente discutido na arte, além do reconhecimento de outros pensamentos duais presentes no cotidiano, explorando conflitos como a liberdade e a aceitação, o individualismo e a sociedade, o eu e o mundo.
“Ao explorarmos as dualidades do masculino e feminino, do individualismo e da sociedade, buscamos não apenas entender, mas também desafiar as convenções que moldam nossa percepção de identidade”, conta Uiara.
Serviço
Exposição “Eu e o Mundo”
Data: abertura no dia 18 de abril, às 19h. Em cartaz até 30 de maio
Local: Academia Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336)
Horários: de terça a domingo, das 10h às 17h
Para mais notícias HojePR.com
(Foto: Kra Penas/ SEEC)