HojePR

AGRONEGÓCIO

Ação social cadastrou produtores de gado para melhoramento genético em cidade paranaense

22/03/2023

Na última quinta-feira (16) foi realizada uma ação social na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Santa Cruz, no distrito de Três Córregos, localizado no interior do município. Foram feitos 30 atendimentos da equipe de assistência social – vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). O objetivo deste trabalho é auxiliar famílias de baixa renda que vivem longe do centro, para incluí-las em programas de assistência, serviços da Prefeitura e distribuição de renda.

 

Somente em 2022, foram mais de 630 atendimentos realizados nas regiões de São Silvestre, Santa Cruz, Quilombo Palmital dos Pretos, São Pedro e Cahiva, e que estão sendo retomados agora em 2023. Além das ações mensais, a Secretaria de Desenvolvimento Social atende semanalmente a população, no distrito de Bateias às terças-feiras e em Três Córregos às quartas-feiras.

 

Fortalecendo a produção campo-larguense

Por meio de uma integração da SMDS e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP), a ação em Santa Cruz também levou cadastros e serviços da SMAP e do IDR-Paraná/Emater para os produtores rurais da região. Muitos foram recebidos pelo interesse em conhecer o Programa de Cooperação Técnica, sendo que vários aproveitaram para se inscrever no projeto. A SMAP e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER/BR) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica que visa integrar esforços entre as partes para a execução do Programa Mais Pecuária Brasil aqui no município. É um programa federal gratuito que realiza protocolos de inseminação artificial, com foco no melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte.

 

Segundo o cadastro da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), Campo Largo registra 10.315 cabeças de bovinos e 1.202 cabeças de bubalinos. Sendo assim, para o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Celso Vedam, tal acordo de cooperação fortalece a pecuária local. “O aprimoramento genético desses animais irá melhorar a qualidade das gerações futuras, com uma produção mais eficaz que virá do melhoramento da carne, do leite, da redução de doenças. Será um melhor desempenho com a padronização do rebanho, entre outros pontos, beneficiando os produtores com o aumento de seus lucros”, conclui.

 

Como participar

Para mais informações e para participar do Programa Mais Pecuária Brasil, entre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, pois as inscrições continuam. Vá presencialmente na antiga casa do agricultor (Rua Oswaldo Cruz, 363) ou ligue no número (41) 3292-6470. Leve os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e certidão sanitária ADAPAR.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *