HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

15/07/2024

CURITIBA

Aeroporto Afonso Pena dobra número de voos internacionais em 2024

O Paraná conquistou em 2024 o dobro de opções de rotas para destinos internacionais com partidas e chegadas no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. O terminal já possuía voos diretos partindo de Curitiba para Montevidéu (Uruguai) pela Azul, Buenos Aires (Argentina) pela Aerolineas Argentinas e pela Gol, além de Santiago (Chile) pela Latam.

Neste ano, quatro novas opções internacionais foram incorporadas ao aeroporto: Lima, no Peru, pela Latam, anunciado neste mês de junho e com início em 28 de outubro; Assunção, no Paraguai, pela Azul, com início em dezembro; Buenos Aires pela JetSmart, com início em 11 de julho; e Santiago, no Chile, pela JetSmart, que começou a operar nesta semana.

Foz do Iguaçu

Já o aeroporto de Foz do Iguaçu, que recebe um grande fluxo de turistas por estar na cidade que abriga uma das Sete Maravilhas do Mundo – as Cataratas do Iguaçu -, também possui um voo internacional a Santiago, no Chile, desde 2022, pela Companhia JetSmart. Os terminais são operados pela CCR Aeroportos.

O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, destaca que a abertura de voos internacionais proporciona comodidade aos viajantes, mas também impulsiona a economia local. “O turismo é um negócio com uma história bem contada e um lugar para se visitar. Mas para quem vive do turismo, isso é geração de emprego e renda, oportunidade de vida. A vinda de estrangeiros ao Paraná é o impulso da Indústria do turismo com o intercâmbio de turistas entre dois países ou mais”, disse.

O secretário ressalta, ainda, o esforço do Governo do Estado para promover esses empregos no setor do turismo. “No ano passado, geramos quase 8 mil empregos na área do turismo. Isso se reflete na ação do governo de aproximação com o setor produtivo, mostrando o potencial do Estado e que nos podemos receber turistas assim como outros estados”, completou.

Para Graziella Delicato, gerente executiva de Negócios Aéreos da CCR Aeroportos, o movimento de ampliação das rotas internacionais faz parte da estratégia da empresa. “Nós operamos quase 90% da malha aérea do Paraná. Então, temos um trabalho integrado que direciona nosso contato com as companhias aéreas e o diálogo com entidades públicas e privadas, com o objetivo de oferecer aos paranaenses mais opções de conexão ao mundo, além de ampliar as possibilidades de turismo e negócios para o Estado, tão cheio de belezas e com enorme potencial econômico”, disse.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *