HojePR

PROGRAME-SE

Agenda cultural tem balé ‘Contraponto’, show da Banda da PM e atividades no MUPA

16/09/2024

As atrações da semana nos espaços culturais do Estado vão propiciar momentos de emoção, entretenimento com música, dança, além de oficinas de poesia e literatura e outras atividades voltadas à aprendizagem.

O espetáculo “Contraponto”, do Balé Teatro Guaíra, sobe ao palco do Guairão antes de partir para uma temporada na Dinamarca. O universo interior é o elo entre as duas coreografias: “Castelo” e “Anima”. No mesmo palco, a Orquestra Sinfônica do Paraná convida o maestro alemão Raphael Haeger e o solista Ricardo Molter para apresentar obras dos compositores João Guilherme Ripper, Ernest Chausson e Robert Schumann. Outra atração é o show “Nós Fazemos a Diferença!”, da Banda da PM.

As atividades da Biblioteca Pública do Paraná seguem com a Roda de Leitura 60+, enquanto o projeto Ler Junto inicia uma nova temporada com leituras guiadas de clássicos da literatura. A Oficina Permanente de Poesia acontece toda quinta-feira com aulas práticas de produção poética e o projeto Leituras Urbanas realiza oficinas de criação literária com Alexandre Gil França.

O Museu Paranaense (MUPA) continua com o programa “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”, incluindo a oficina de autômatos “Corpo-máquina: um paralelo entre a robótica e a anatomia humana”, além de iniciar a exibição do filme “O Peixe”, de Jonathas de Andrade, e promover o bate-papo “Corpos em cena – educação, comunicação e imaginário”.

No Museu Oscar Niemeyer (MON), a exposição “Elizabeth Jobim – O Tempo das Pedras” está em seus últimos dias, e o programa Arte para Maiores apresenta encontros temáticos sobre a obra de Efrain Almeida para maiores de 60 anos. Para o público de todas as idades, a oficina “Relevos em Papel” oferece uma atividade criativa inspirada na mostra “Antes e agora, longe e aqui dentro”.

Confira a programação

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Jornal Cândido – A 152ª edição do periódico online já está disponível, com uma reportagem especial sobre Cassandra Rios, considerada a escritora mais perseguida pela censura no Brasil, antes mesmo do período da Ditadura Militar, por suas narrativas diretas, ousadas, livres, populares e eróticas. A publicação também traz uma pensata de Carlitos Marinho sobre a poesia de Kendrick Lamar no álbum “To Pimp a Butterfly”; uma entrevista de Juliana Sehn com Ronie Rodrigues, que “destruiu” o livro “Harmada” (1993), de João Gilberto Noll, para criar uma nova obra; um ensaio fotográfico de Luiz Baltar sobre território, cultura e direito à cidade; e outros conteúdos inéditos.

Exposição “Franz Kafka: Vida, Obra e Metamorfoses” – O ano de 2024 marca um século da morte do escritor. Alunos do curso de Letras da UFPR, com apoio da Embaixada da Áustria, realizam na BPP uma exposição de banners que remonta a trajetória de Kafka e seus textos, que, assim como sua obra mais famosa, sofreram uma “metamorfose” e se transformaram no último século, com adaptações em outras artes. A exposição permanece no Hall Térreo até o dia 17 de agosto e pode ser visitada das 8h30 às 20h em dias de semana e das 8h30 às 13h aos sábados.

Samba do Compositor Paranaense – Roda de samba na BPP, aberta ao público, todo o primeiro sábado do mês. O próximo encontro será neste fim de semana, dia 3, às 10h, no Hall Térreo.

Roda de Leitura 60+ – Encontros quinzenais voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda-feira, 5 de agosto, às 15h, na Sala de Reuniões do segundo andar. As inscrições estão encerradas.

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Começa nesta segunda, dia 5, a nova temporada do projeto Ler Junto, com o professor Guilherme Shibata. Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, desta segunda, é “Mujique Marei”, de Dostoiévski, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia. Coordenada pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro acontece dia 8.

Leituras Urbanas – Entre os dias 6 e 9 de agosto, a BPP apresenta as oficinas de criação literária com Alexandre Gil França, parte do projeto Leituras Urbanas. As atividades serão realizadas na Sala de Reuniões, no 2º andar do prédio, das 8h30 às 11h30. É necessário realizar a inscrição: https://bit.ly/3LMORjq

Minicurso sobre Carolina Nabuco na Imprensa – Realizado por Adriana Tulio Baggio, que é mestre em letras e doutora em comunicação e semiótica, o curso aborda a visão de Carolina Nabuco, a partir de textos publicados em jornais, sobre a industrialização e os efeitos da civilização moderna no Brasil da década de 30. A atividade acontece na próxima quinta-feira, dia 8, das 17h às 19h, no Auditório. Para emissão de certificado, é necessário preencher o formulário.

Seção Infantil

Hora do Conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir desta segunda-feira, 1.º de agosto, o conto da semana é “Opa”, de Adilson Farias.

Oficina de Origami – Evento para crianças com Denise Krukoski, neste sábado, dia 3, às 10h. Não é necessário inscrição prévia.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.

“Cores e Botas” – Classificação: Livre | Curta-metragem

“Fábulas das Três Avós” – Classificação: Livre | Média-metragem

“Remoto Controle Remoto” – Classificação: Livre | Curta-metragem

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Música de Câmara – Nesta quarta-feira (7), às 18h, o museu apresenta mais uma sessão de Música de Câmara, de repertório variado, com Davi Corrêa e Marcelo Farias na bateria; Lucas Pozzo e João Castro no baixo; Matheus Prudente e Pedro Ribeiro na guitarra; Fabio Souza e Samuel Moreira no trompete; e Juarez Neto no sax. A apresentação faz parte do projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais, parceria do MIS-PR com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que acontece toda quarta-feira. Entrada livre e gratuita.

Museu Paranaense (MUPA)

O museu segue promovendo as atividades da programação do Programa Público “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”, que investiga as linguagens transversais do corpo.

Autômatos – No sábado (3), às 10h, a oficina “Corpo-máquina: um paralelo entre a robótica e a anatomia humana” acontece com a montagem de uma mão-robô, uma introdução à robótica e a aplicação de fundamentos de mecânica, eletrônica e programação. Desenvolvida pelo Projeto de Extensão “O Projeto”, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a oficina cria um paralelo entre o corpo humano e o corpo artificial, por meio de uma visão de engenharia e desenvolvimento.

A atividade é gratuita, com a oferta de 20 vagas, com duração de cinco horas e destinada a maiores de 16 anos. Para participar, é necessário se inscrever por meio deste formulário. O resultado ficará exposto no museu durante o domingo (4).

“O Peixe” – A partir de terça (6), o filme “O Peixe” entra em exibição e fica em cartaz até o dia 24 de agosto. A obra audiovisual do alagoano Jonathas de Andrade aborda uma vila de pescadores e seu ritual de abraçar os peixes logo após a pesca. O gesto afetuoso que acompanha a passagem para a morte atesta uma relação entre espécies pautada na força, violência e dominação. No dia 17, o artista estará presente em uma mesa de conversa junto aos educadores e pesquisadores Gleyce Kelly Heitor e Gabriel Coutinho Barbosa, que conectam a obra à reflexão sobre as populações pescadoras.

Bate-papo – Na quarta (7), às 19h, a mesa de conversa “Corpos em cena – educação, comunicação e imaginário” reúne Marynelma Camargo Garanhani, Ana Cristina Zimmermann e Marcus Aurélio Taborda de Oliveira abordar sobre como o corpo orgânico não está dissociado da mente. Nesta conversa, os pesquisadores convidados irão abordar os corpos para além da sua materialidade física, explorando facetas da consciência e seus desdobramentos, seja em um cenário de pesquisa ou ainda na prática cotidiana. Entrada livre e gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Últimos dias – O público tem até 4 de agosto para visitar a exposição “Elizabeth Jobim – O Tempo das Pedras”, que reúne o trabalho artístico de várias décadas de Elizabeth Jobim, uma das mais importantes artistas visuais contemporâneas. A coletânea apresenta mais de cem obras com diversas técnicas, como nanquim, grafite ou acrílica sobre papel, óleo sobre tela, tecido e óleo sobre linho costurado, carvão sobre papel e concreto pigmentado, madeira e granito.

Arte para Maiores – A edição de agosto do Arte para Maiores, programa destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá como tema a exposição “O Jardim – Efrain Almeida”, um convite ao público para explorar obras que representam diferentes períodos da vida de Efrain, reunindo afetividades e memórias do sertão do Ceará. Os encontros acontecerão nos dias 6 e 13 de agosto, das 14h às 17h, no Espaço de Oficinas. A participação é gratuita e idosos não pagam o ingresso. A inscrição antecipada é necessária e deve ser feita neste link.

Oficina – A atividade “Laboratório de Experiências: Relevos em Papel” acontecerá na quarta (7), em duas sessões: às 10h30 e às 14h30. Nessa atividade, o público poderá conhecer as diferentes texturas e formas da criação no papel. A inspiração foi a obra “Coleóptera”, do artista Willian Santos, que integra a mostra “Antes e agora, longe e aqui dentro”, em exibição na Sala 11. A oficina é recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

“Coletiva” – Já em cartaz, a mostra “Coletiva” reúne trabalhos de artistas que participaram da Sala Aberta, um projeto da instituição que nos últimos três meses recebeu a ocupação de nomes como Coletivo Brutas, Rimon Guimarães e Nicholas Steinmetz. Além de trabalhos desses artistas, “Coletiva” exibe obras de Izadora Figueiredo, Luiz Moreira e Akhan, que acompanharam e participaram dos processos como estudantes em suas diferentes fases e, agora, exibem seus trabalhos individualmente como artistas.

Oficina – Nesta quarta (7), das 14h30 às 16h, acontece a Quarta Pública com a Oficina de Desenho: Memória e Origem. Nesta oficina, os participantes serão convidados a explorar suas memórias familiares e refletir sobre suas origens para criar desenhos. Utilizando uma paleta de cores e formas abstratas, cada um poderá expressar emoções, adicionando detalhes que podem complementar as memórias originais. O ponto de encontro para essa oficina é na sala 09 do MAC no MON. Entrada gratuita.

Centro Cultural Teatro Guaíra

“Contraponto” – O espetáculo do Balé Teatro Guaíra que estreou em 2023 e foi sucesso de público no Guairinha, agora estará no Guairão. O universo interior é o elo entre as duas coreografias de “Contraponto”: “Castelo”, assinado por Alessandro Sousa Pereira e “Anima – imensidão adentro”, de Alan Keller. A apresentação acontece de 1º a 03 de agosto, às 20h30. Ingressos a R$ 10 e R$ 20 na bilheteria do Teatro e neste link.

Orquestra Sinfônica do Paraná convida Raphael Haeger e Ricardo Molter – Neste domingo (4), às 10h30, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta obras dos compositores João Guilherme Ripper, Ernest Chausson e Robert Schumann. A regência é do maestro convidado Raphael Haeger, da Alemanha, com solo do violonista Ricardo Molter, spalla da casa. Ingressos a R$ 10 e R$ 20 na bilheteria do teatro e no site Deu Balada.

Concerto de Aniversário da PMPR – De 5 a 7 de agosto, às 20h, a Polícia Militar do Paraná comemora seu aniversário com o concerto “Nós Fazemos a Diferença!”, com a Banda Sinfônica da PMPR, conhecida informalmente como Banda de Música. Além de promover a cultura, o evento tem uma forte vertente social. A entrada do público será mediante a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições carentes.

“Clássicos do Sertanejo” – A Orquestra Cordas do Iguaçu traz uma experiência inesquecível para os amantes da música sertaneja. O espetáculo “Clássicos do Sertanejo” celebra os grandes sucessos do gênero com uma interpretação única e emocionante. A apresentação é na próxima quinta (8), às 20h30. Link para adquirir os ingressos.

“E Vocês, Quem São?” – Estrelado por Samuel de Assis, a peça é um grito de liberdade de pessoas pretas ao questionar o lugar ocupado pelos brancos em uma sociedade desigual. O solo parte de alguns questionamentos recorrentes e debates atuais sobre raça e gênero, com um apanhado histórico do Brasil e, ainda, reflexão sobre Machado de Assis, um dos maiores autores negros brasileiros. Apresentações no Guairinha: dias 2 e 3 de agosto às 20h30, e 4 de agosto, às 19h. Link para adquirir os ingressos.

Teatro José Maria Santos

“Bom Dia, Grupo!” – O espetáculo conta a história de Karen, uma mãe que acolhe o filho recém-divorciado e que, em uma de suas muitas conversas matinais pelo “zap”, cai em um golpe de sequestro. Mesmo com o filho ao lado, ela não consegue distinguir o que é real e o que é fake news. A produção, que aborda a maneira como utilizamos a tecnologia dos celulares em nosso dia a dia, é do grupo de teatro Antropofocus, que há 23 anos explora variadas vertentes do humor. Apresentações de 1º a 4 e de 8 a 11; de quinta e sexta às 20h, sábado às 18h e 20h e domingo às 19h. Ingressos a R$ 40 no Disk Ingressos.

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Fernando Barkidom/ CCTG)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *