O documentário Aldeia Natal ganha uma sessão especial no Cine Passeio, neste domingo (20), seguida de um bate-papo com o diretor do filme, Guto Pasko. O filme será exibido às 14h50 e o debate acontece a partir das 16h30. Pasko vai conversar sobre detalhes da produção e o conteúdo do longa-metragem, que estreou em circuito nacional nesta semana. Os ingressos estão disponíveis para compra presencial ou no site.
A obra relata uma jornada pessoal iniciada no interior do Paraná e concluída na Ucrânia. Pasko parte de uma situação autobiográfica – a relação distante com os pais e a condição de descendente de imigrantes ucranianos – para montar um panorama sobre questões brasileiras e universais. Relacionamentos familiares, religiosidade, imigração, tradição cultural e a busca pelas raízes dos antepassados são alguns dos temas abordados pelo filme.
O documentário foi filmado entre 2018 e 2019, com locações em Queimadas, área rural de Prudentópolis, e na Ucrânia. No país europeu, a equipe esteve na região oeste em novembro de 2019, distante dos territórios invadidos pelos russos, mas algumas das províncias visitadas também foram alvo de bombardeios recentes, como Lviv. A produção é de Andréia Kaláboa e Guto Pasko, sócios da GP7 Cinema.
Com 98 min. de duração, o novo filme retrata o retorno do cineasta Guto Pasko a sua “aldeia natal”, a bucólica Queimadas, e a busca por se reconectar com os pais, os irmãos e o legado histórico e cultural dos antepassados – imigrantes que fizeram parte das levas de ucranianos que vieram para o Brasil no final do século 20. Este processo lento e gradual de reaproximação termina com uma viagem à Ucrânia, onde ele, o pai (João Pasko) e a mãe (Cecília Ternosky Pasko) percorrem aldeias isoladas procurando rastros dos antepassados que emigraram e parentes ainda vivos.
Serviço
Sessão com Debate do Documentário “Aldeia Natal”
Data: 20 de agosto
Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro, Curitiba)
Horário: sessão às 14h50/ bate-papo às 16h30
Site: www.cinepasseio.org
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Alvaro da Alma)