Além dos jardins, caixas-d’água e pneus parados, o mosquito da dengue também pode estar dentro de casa. Diversos locais podem se transformar em criadouros do aedes aegypti, inclusive nos ambientes internos. O umidificador de ar, por exemplo, pode se tornar um foco do mosquito se higienizado de forma inadequada.
“Qualquer depósito que possa concentrar água parada pode ser um criadouro da dengue. Por esse motivo, é importante fazer a limpeza do umidificador com frequência e sempre trocar a água do equipamento”, explica Paulo Mendes Junior, otorrinolaringologista do Hospital IPO.
Segundo o especialista, os sintomas da dengue, inicialmente, podem ser confundidos com uma crise respiratória ou com a gripe por gerar congestão nasal, coriza e espirros. No entanto, o quadro também pode apresentar dores de cabeça, no corpo, atrás dos olhos e febre. “Em casos de suspeita, é necessário ir até uma Unidade Básica de Saúde para fazer uma avaliação e os exames médicos”, complementa.
Em casa, também é importante fazer a limpeza das calhas e desobstruídas para evitar acúmulo de água, bem como manter caixas d’água e cisternas vedadas. A utilização de telas em janelas e portas para impedir a entrada do mosquito e o uso do repelente, especialmente durante os períodos de maior atividade do mosquito, ao amanhecer e ao entardecer, também são alternativas de combate. Estas precauções simples podem ajudar a reduzir significativamente o risco de infestação por dengue dentro de casa e proteger a saúde da família.
Leia outras notícias no HojePR.