HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

15/07/2024

NEGÓCIOS

Alfredo de Assis Gonçalves Neto lança o livro Singularidades da Cooperativa Singular

O Advogado e Professor Alfredo de Assis Gonçalves Neto lançou seu novo livro “Singularidades da Cooperativa Singular” nesta terça-feira (18) no escritório Assis Gonçalves, Nied e Follador – Advogados. Conhecido por suas contribuições no direito comercial brasileiro, Alfredo explora agora as características únicas das cooperativas.

O livro examina os princípios e características principais das cooperativas, destacando como elas se diferenciam das associações e outras sociedades. Alfredo aponta que a falta de distinção clara entre esses tipos de organizações causa confusões legais e incertezas para dirigentes e membros das cooperativas. O autor acredita que a obra ajudará o leitor a entender melhor o papel das cooperativas no cenário jurídico brasileiro, enfatizando suas ideias de ajuda mútua, associado-cliente, redução de intermediários e livre acesso.

“Ao contrário das sociedades, as cooperativas não possuem capital social com as mesmas funções, e a quota-parte de um cooperado não equivale a uma quota social de um sócio. Essas e outras conclusões são apresentadas para fomentar discussões entre estudiosos e profissionais do direito”, conta.
Alfredo de Assis Gonçalves Neto é sócio-fundador da Assis Gonçalves, Nied e Follador – Advogados e Professor titular da Faculdade de Direito da UFPR. Ele também foi presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, da OAB-PR e da Academia Paranaense de Letras Jurídicas, além de ex-vice-presidente da Comissão do Senado Federal para o Projeto de Código Comercial.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *