Pular para o conteúdo
bastidores coluna hojepr.com

Alvaro Dias é só alegria com sivicultura sem licenciamento ambiental

07/06/2024
alvaro dias

O ex-senador paranaense Alvaro Dias elogiou a afirmação do ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, de que seu projeto de exclusão da silvicultura do rol de atividades poluidoras impulsionará investimentos e destravará recursos que irão além dos R$ 90 bilhões. A fala simpática foi realizada pelo Twitter do ex-governador do Paraná nessa quinta-feira (6).

Hartung é atualmente presidente executivo da Indústria Brasileira da Árvore (Ibá), que representa segmentos como florestas plantadas, papel e celulose. “Burocracia não protege o meio ambiente, trava o desenvolvimento, e com isso trava geração de empregos, questão central para nosso País”, comemorou o economista capixaba por meio de seu Instagram.

Com a medida, plantio de pinus e eucaliptos para extração de celulose não precisará mais de licenciamento ambiental.

Sivicultura liberada

A silvicultura (cultivo de florestas), incluindo o plantio de pinus e eucalipto para extração de celulose, passa a ser excluída da lista de práticas poluidoras e prejudiciais ao meio ambiente e torna-se isenta da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, devida ao Ibama, com a publicação da Lei 14.876, de 2024 no Diário Oficial da União (DOU).

Apesar da lei ter sido sancionada pelo presidente Lula sem vetos, a norma com origem de proposição de Alvaro Dias, é criticada por alguns deputados da esquerda.

Aspectos positivos e negativos

A mudança ocorre na lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81). A plantação de grandes extensões de eucalipto tem aspectos que podem ser considerados positivos, como captação de carbono, mas afeta outros aspectos do meio ambiente porque as árvores consomem grande quantidade de água e não abrigam diversidade de fauna.

Deserto verde

O deputado Patrus Ananias (PT-MG) criticou a proposta que, segundo ele, é um projeto agressivo à natureza e ao meio ambiente. “Onde está o eucalipto é o chamado de deserto verde. Ali não prolifera nenhuma planta, nenhum animal, absorve uma quantidade excessiva de água”, disse.

Ananias afirmou não ser contra plantação de eucalipto, que contribui para a indústria, mas defende a normatização da prática, conciliada com o equilíbrio ambiental. “Estamos possibilitando aos plantadores de eucalipto que o façam sem nenhuma norma. Que eles possam expandir à vontade, comprometendo nossos ecossistemas, as águas, a vida”, complementou.

Mais críticas

Para a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS), o projeto vai contra as ações necessárias para reduzir os impactos da mudança climática vistos em diferentes partes do País, como as maiores enchentes da história do Rio Grande do Sul. “Projetos como esse estarem na pauta da Câmara dos Deputados é um escárnio com as causas que nos levaram até aqui. Não é possível que se siga ignorando que o planeta pede socorro.”

Melchionna afirmou que obstruiu a votação desse projeto ao longo de um ano na Comissão de Constituição e Justiça. Segundo ela, a proposta abre brechas para reflorestamento com eucaliptos.

Alvaro Dias argumenta

Ao apresentar o PLS 214/2015 — aprovado no Plenário do Senado em 2022 e enviado à análise da Câmara dos Deputados —, Alvaro Dias então argumentou que a silvicultura não se enquadra nessas atividades e enalteceu os “benefícios ambientais inegáveis” do reflorestamento e do cultivo de florestas.

PSD Mulher do Paraná promove curso de formação política

A coordenação da ala feminina do diretório estadual do Partido Social Democrático Paraná (PSD) promove, na segunda-feira (10) e terça-feira (11), curso de formação política para mulheres, com propósito de avaliar e compreender a atuação das mulheres no cenário político do estado, assim como conhecer temas imprescindíveis para os cargos eletivos e fomentar mais candidaturas femininas para os próximos pleitos. A presidente estadual (PSD Mulher PR), Sandra Duda, que há mais de 10 anos está à frente da ala feminina do partido, é uma das organizadoras do evento, com o apoio da executiva estadual do partido, ocasião que analisa a respeito da atuação das mulheres correligionárias no estado. “Vamos trazer à tona toda as impressões da participação e atuação das mulheres no estado e as perspectivas para as eleições deste ano”, afirma Sandra.

Presenças confirmadas

Estarão presentes no curso de formação política do PSD Mulher PR a procuradora especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Cloara Pinheiro; a Deputada Estadual e Líder do Bloco da Saúde na ALEP, Márcia Huçulak; a deputada federal e Secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; a deputada federal Luísa Canziani; além de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras pessedistas. A primeira-dama do estado, Luciana Saito Massa, estará presente no painel Protagonismo Feminino e Perspectivas de Futuro (dia 10).

 

Foto de abertura: Reprodução Twitter Alvaro Dias
Tratamento de imagem/filtro: HojePR.com

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *